
Rondônia consolidou sua posição como um dos estados mais atuantes nas discussões climáticas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), reforçando compromissos estratégicos voltados à conservação ambiental, ao desenvolvimento sustentável e à geração de oportunidades para a população. Entre os destaques realizados na sexta-feira (14), estiveram os debates sobre finanças climáticas e os avanços do projetoRondônia Carbon, desenvolvido em parceria com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Portugal (CEiiA), que trabalha na criação de uma metodologia científica para o sequestro de carbono, visando a conservação ambiental e a geração de benefícios socioeconômicos às comunidades locais.
As agendas técnicas articuladas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), também evidenciaram a importância da cooperação internacional para acelerar soluções ambientais. Rondônia apresentou iniciativas conectadas às tendências globais, como a digitalização para alcançar a neutralidade carbônica nos territórios e modelos inovadores de adaptação climática urbana. Outro ponto de destaque foi o debate sobre os Ativos Ambientais de Proteção Integral na Amazônia Brasileira, conduzido pelo Consórcio da Amazônia Legal (CAL) em parceria com a NatureFinance (organização sem fins lucrativos que atua para alinhar o sistema financeiro global com resultados positivos para a natureza).

A iniciativa busca viabilizar mecanismos de financiamento de alta integridade para a conservação dos nove estados da Amazônia, com especial atenção aos créditos de biodiversidade baseados na legislação de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), reconhecendo o valor dos serviços ecossistêmicos prestados pelas Unidades de Conservação.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o estado tem mostrado ao Brasil e ao mundo que desenvolvimento e sustentabilidade caminham juntos. “Temos trabalhado para proteger nossas riquezas naturais, gerar oportunidades e garantir um futuro mais equilibrado para as próximas gerações”, ressaltou.
De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, Rondônia vive um momento de avanço significativo na agenda ambiental. “Estamos implementando soluções inovadoras e fortalecendo parcerias estratégicas que ampliam nossa capacidade de proteger o meio ambiente e promover qualidade de vida”, destacou.
Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Diogo Martins Rosa
Secom - Governo de Rondônia