Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Estudante do Cetam representa o Amazonas em concurso nacional

Sílvia Garcia é aluna da escola Bernardo Ramos, a unidade de gastronomia do Cetam...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
17/11/2025 às 12h13
Estudante do Cetam representa o Amazonas em concurso nacional
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Sílvia Garcia é aluna da escola Bernardo Ramos, a unidade de gastronomia do Cetam

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Divulgação/Cetam

Aluna do curso de Gastronomia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Sílvia Garcia ficou entre os 30 melhores empreendedores nacionais no Prêmio Academia Assaí 2025, concorrendo na categoria “Vendas por Encomenda”. A premiação foi realizada pelo Instituto Assaí em parceria com a Aliança Empreendedora e tem como objetivo apoiar microempreendedores do setor de alimentos em todo o Brasil.

O Prêmio Academia Assaí reúne microempreendedores nas categorias Vendas por Encomenda, Ponto Fixo e Vendedor Ambulante. Na edição de 2025, mais de 7.500 inscritos disputaram uma vaga na final nacional.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Comecei no concurso em abril, respondendo perguntas sobre meu empreendimento. Fomos passando por várias etapas e seleções — inicialmente eram 7.500 inscritos, depois 2.100, em seguida 210 e, por fim, apenas 30 empreendedores foram selecionados”, explica Silvia.

Ela lembra que o processo exigiu rapidez, precisão e proatividade. “Realizamos provas, aulas on-line e desafios que exigiam agilidade e praticidade. O último resultado saiu em agosto, quando anunciaram os 30 finalistas”.

Representante do Norte

Representando a região Norte, Sílvia levou ao concurso o seu negócio de confeitaria com toque da Amazônia. “Foi uma experiência muito especial — uma oportunidade de representar a confeitaria com toque da Amazônia e mostrar o potencial do nosso trabalho em nível nacional”, enfatizou.

Sua vontade de crescer no setor de alimentos se alinha aos objetivos do programa, que busca capacitar empreendedores, dar visibilidade e gerar reconhecimento a negócios de base alimentar em todo o Brasil.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Divulgação/Cetam

Próximos passos e reforço institucional

Mesmo não tendo vencido a fase nacional, Sílvia afirma que a experiência e a colocação entre os 30 melhores do Brasil já representa um salto para o seu negócio e visibilidade para o Amazonas.

Para o Cetam, o fato de uma aluna ter alcançado o nível nacional reforça o valor das políticas de formação profissional desenvolvidas pela instituição.

A trajetória de Sílvia Garcia no Prêmio Academia Assaí 2025 simboliza a união entre educação, empreendedorismo e identidade regional.

Ao levar sua confeitaria amazônica ao cenário nacional, ela inspira outros estudantes do Cetam e empreendedores do Amazonas a acreditarem no valor do seu negócio e a investirem em capacitação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários