Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Cultura amazônica em destaque: governo de RO impulsiona mais um grande espetáculo no Duelo na Fronteira

Asegunda noite do Duelo na Fronteira, realizada no sábado (15), encantou o público no Bumbódromo Márcio Paz Manacho, em Guajará-Mirim, com apresent...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
16/11/2025 às 18h21
Cultura amazônica em destaque: governo de RO impulsiona mais um grande espetáculo no Duelo na Fronteira
Crianças e adolescentes do Boi Mirim Flor do Campo encantaram o público na abertura da segunda noite do Duelo na Fronteira

Asegunda noite do Duelo na Fronteira, realizada no sábado (15), encantou o público no Bumbódromo Márcio Paz Manacho, em Guajará-Mirim, com apresentações que reforçaram a força da cultura amazônica. O evento é promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação Cultural Waraji.

A abertura da noite ficou por conta do Boi Mirim Flor do Campo, que trouxe ao palco a energia e o talento das crianças e adolescentes que mantém viva a tradição boi-bumbá no município. A apresentação destacou a importância da formação cultural e do incentivo às novas gerações.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento promove a valorização da cultura regional, fomenta e impulsiona o comércio local, além de fortalecer a região como destino turístico atrativo do estado.

Apresentação do Boi Flor do Campo Adulto emociona a arena
Apresentação do Boi Flor do Campo Adulto emociona a arena

HOMEM E A NATUREZA

Em seguida, o Boi Flor do Campo Adulto emocionou a arena com o enredo “Clamor, o Lamento da Floresta”, uma homenagem à relação ancestral entre o homem e a natureza amazônica. Com 300 brincantes e 21 itens oficiais, o espetáculo trouxe coreografias vibrantes, alegorias marcantes e uma narrativa que chama atenção para a preservação da floresta e a valorização das raízes regionais.

Continua após a publicidade
Anúncio

O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Paulo Higo Ferreira, destacou o impacto cultural do festival. “O Duelo na Fronteira é um patrimônio que representa a alma do povo de Guajará-Mirim e de toda Rondônia. Ver o Flor do Campo mirim e adulto brilhando na arena mostra que nossa cultura está viva, se fortalece e emociona gerações. O governo de Rondônia segue apoiando e promovendo nossos folguedos, garantindo que essa tradição siga cada vez mais grandiosa.”

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários