
Nesta sexta-feira, 15, a Prefeitura de Parintins divulgou o quadro geral de medalhas e anunciou as escolas da rede municipal Lila Maia, e da rede estadual Colégio Nossa Senhora do Carmo e Dom Gino Malvestio como campeãs da 40ª edição dos Jogos Escolares de Parintins nas categorias: mirim, infantil, juvenil e juniores.
O evento escolar contou a coordenação e participação de professores de educação física da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Coordenadoria Regional de Educação (Seduc), e a parceria de acadêmicos das universidades Unigrande, Ufam e Unopar, além dos acadêmicos de fisioterapia da Fametro.
Mirim
A campeã na categoria mirim foi a Escola Municipal Lila Maia, a maior delegação da rede municipal, com a conquista de 14 medalhas, sendo 8 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze. Em segundo ficou o Colégio do Carmo, que somou 13 medalhas, conquistando 4 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze. A terceira colocada é o Colégio Batista com 9 medalhas, somando 9 medalhas, sendo 4 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze.
Professor da escola, Roberto Mafra, comentou sobre o início de trabalho na escola da rede municipal com a conquista na categoria mirim. “Chegar na escola Lila Maia levantando o troféu de campeão na categoria Mirim é motivo de orgulho, é fruto de muita dedicação e do trabalho em equipe dos professores e sempre com apoio da gestão escolar. Acreditamos sempre no potencial dos nossos atletas e eles provaram que juntos e com apoio da família são capazes de realizar novos desafios e grandes feitos”, avalia.
Infantil e Juvenil
Nas categorias infantil e juvenil, a escola campeã foi o Colégio Nossa Senhora do Carmo. No infantil, a escola vicentina somou 25 medalhas, sendo 10 de ouro, 7 de prata e 8 de bronze. Em segundo lugar ficou com o Colégio Batista, que subiu ao pódio 18 vezes para receber 8 medalhas de ouro, 7 de prata e 3 de bronze. A terceira colocação é da Escola Municipal Charles Garcia, com 13 medalhas, ganhando 5 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze.
Na categoria juvenil, o Colégio do Carmo foi campeão conquistando 17 medalhas, adquirindo 9 de ouro, 7 de prata e 1 bronze. Na segunda colocação no quadro geral foi o CETI Parintins, somando 15 medalhas: 7 de ouro, 3 de prata e 5 de bronze. O terceiro lugar é do Centro Mediado por Tecnologia, da zona rural, que conquistou 10 medalhas, ficando com 4 de ouro, 3 prata e 3 bronze.
O professor Edilon Coelho destacou o retorno do Colégio do Carmo às grandes conquistas dos jogos escolares locais. “Graças a Deus nós conseguimos nossos objetivos que era ficar entre as quatro melhores de cada modalidade, que nos dá o direito de participar da seletiva para representar Parintins no Pólo III, e o outro que era ser campeão. Fazia tempo que o colégio não era campeão no geral, só era campeão em uma categoria e hoje nós podemos nos orgulhar realmente de resgatar um colégio forte, um colégio campeão e acima de tudo um colégio que vai sempre respeitar os seus adversários, tanto na parte educacional, social e acima de tudo resgatando o desporto escolar do município de Parintins”, concluiu.
Juniores
Nessa categoria, quem subiu mais vezes ao mais alto pódio foi a Escola Estadual Dom Gino Malvestio, com a conquista de 18 medalhas, sendo 5 de ouro, 5 de prata e 8 de bronze. Em segundo lugar, ficou com o Colégio do Carmo, que somou 5 medalhas de ouro. A terceira é do CETI Parintins que conquistou 7 medalhas no total, sendo 4 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.
O professor Edilson Ribeiro comemora o segundo título da escola Dom Gino na categoria juniores. “Somos bicampeões dos jogos escolares na categoria juniores com destaque maior nas provas individuais, especialmente atletismo. Então, só enaltecendo mais uma vez que estão de parabéns todos os alunos, todos os pais e a escola, mas, a maior conquista é participar dos jogos escolares, visto que a escola Dom Gino só trabalha com ensino médio e graças a Deus mais uma vez tivemos êxito de ser campeão na categoria juniores”, parabeniza.
Jogos Escolares
Nesta edição, participaram mais de 2.700 estudantes atletas representando 43 escolas da rede municipal, estadual, federal e de ensino privado, com a participação inédita de 11 escolas das comunidades ribeirinhas, mais de 300 estudantes, dentre eles, mais de 30 indígenas de sete escolas da área do Rio Uaicurapá, com uma organização que contou com mais de 250 pessoas.
Texto: Kedson Silva – SEMJEL/SECOM
Fotos: Sidney Simas - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)