Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Dia D de Vacinação reforça o cuidado com a população e mobiliza moradores em Porto Velho

>A vacinação acontece em várias USF e no Porto Velho Shopping.Eu fiz questão de vir, já me vacinei contra gripe, foi tudo beleza, disse José Nilton...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
15/11/2025 às 15h30
Dia D de Vacinação reforça o cuidado com a população e mobiliza moradores em Porto Velho
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

>


A vacinação acontece em várias USF e no Porto Velho Shopping.

Eu fiz questão de vir, já me vacinei contra gripe, foi tudo beleza, disse José Nilton
Eu fiz questão de vir, já me vacinei contra gripe, foi tudo beleza, disse José Nilton
O sábado de feriado (15) começou cedo para José Nilton, morador do bairro Caladinho. Durante a semana, ele recebeu a visita dos agentes de saúde, que o informaram sobre o Dia D de Vacinação. Sem hesitar, decidiu participar. A experiência na USF Caladinho, segundo ele, foi um verdadeiro encontro entre o cuidado e a tranquilidade de sentir-se protegido. “O agente de saúde passou lá em casa e avisou que teria essa vacinação. Eu fiz questão de vir. Já me vacinei contra gripe, foi tudo beleza, gostei demais. Fui bem atendido e estou protegido. Nota 10 para todos aqui”, disse entusiasmado.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Foram disponibilizadas mais de 400 doses de influenza para o Dia D
Foram disponibilizadas mais de 400 doses de influenza para o Dia D

Histórias como a de José Nilton se repetiram em diversos pontos da cidade durante o Dia D de Vacinação, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A vacinação deste sábado ocorreu nas unidades USF Nova Floresta, USF Caladinho, USF Agenor de Carvalho e no Porto Velho Shopping. De acordo com a Semusa, a iniciativa não ficará restrita a um único dia. Ela será realizada ao longo de vários sábados, com o objetivo de ampliar o acesso da população e garantir uma cobertura vacinal mais abrangente em todas as regiões da capital.

O mais importante nesse dia é a oportunidade das pessoas atualizarem o cartão vacinal”, explicou Maria do Socorro
O mais importante nesse dia é a oportunidade das pessoas atualizarem o cartão vacinal”, explicou Maria do Socorro
Quem também fez questão de participar foi seu Valnide Meireles, de 68 anos. Convidado para o evento voltado ao Novembro Azul, ele aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacinação e reforçar os cuidados com a saúde. “Eu cheguei para participar do evento de novembro, fiz exames e já aproveitei para participar da vacinação. Os homens têm muito tabu em relação a se cuidar. Eu já vacinei contra influenza e covid-19. Foi tudo excelente”, contou o morador do bairro Castanheira.

A fala do seu Valnide resume o espírito do Dia D: uma oportunidade para derrubar tabus, orientar a população e reforçar a importância da prevenção.

A força das equipes de saúde
Na Unidade de Saúde Caladinho, instalada no prédio Amorim de Matos, a mobilização foi intensa. Para Maria do Socorro Santos Silva, vice-diretora da UBS Caladinho, o Dia D é mais que um reforço de campanha, é um gesto de cuidado coletivo. “A gente aproveitou para fazer o Dia D da influenza e também a busca dos homens para tratar sobre o Novembro Azul. O mais importante nesse dia é a oportunidade das pessoas atualizarem o cartão vacinal”, explicou.

A preocupação em levar informação e atendimento qualificado reflete o trabalho contínuo realizado pela Prefeitura de Porto Velho, que tem investido na ampliação do acesso à saúde preventiva e na conscientização sobre doenças evitáveis. Para se ter uma ideia do impacto da mobilização, somente na Unidade de Saúde Caladinho foram disponibilizadas mais de 400 doses de influenza para o Dia D.

Compromisso com a saúde da população
O sucesso da ação reflete o comprometimento das equipes e da gestão municipal em levar saúde mais perto das pessoas. O Dia D reforça a importância da imunização e mostra que, quando informação, acolhimento e estrutura caminham juntos, toda a comunidade sai fortalecida.

Texto: Françoíse Almeida
Fotos:José Carlos

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários