Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Acre fortalece políticas de Educação de Jovens e Adultos em encontro regional na Região Norte

Mais um momento para contribuir com a educação do Acre. Desta vez, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Dire...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
14/11/2025 às 17h31
Acre fortalece políticas de Educação de Jovens e Adultos em encontro regional na Região Norte
Foto: Reprodução/Secom Acre

Mais um momento para contribuir com a educação do Acre. Desta vez, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participa do Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos – 4º Ereja Norte 2025, realizado na capital do estado vizinho, Porto Velho (RO).

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O encontro é um espaço estratégico para o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos na região, reunindo diversos atores sociais envolvidos na construção de políticas públicas educacionais. A discussão é necessária no combate às desigualdades, especialmente entre pessoas vulnerabilizadas, como pessoas negras, em situação de rua, migrantes, pessoas com deficiência e outros grupos contemplados pela pasta.

Representantes acreanos discutem experiências para melhorar educação no Acre. Foto: Cedida.
Representantes acreanos discutem experiências para melhorar educação no Acre. Foto: Cedida.

Realizado nos dias 13 e 14, o evento busca discutir, propor e avançar nas políticas de alfabetização e escolarização de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade adequada. Os participantes vivenciam trocas de experiências, debates de propostas e mobilização regional em prol de uma educação pública, democrática e inclusiva.

A representante da SEASDH, Maria da Luz França, destaca que o evento é importante para debater questões como documentação, inserção de pessoas idosas, acesso à educação por pessoas com deficiência, além da migração e da educação nas fronteiras.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Tem a ver também, por exemplo, com as vítimas de trabalho escravo; a maioria das pessoas que são resgatadas são analfabetas, e aí, às vezes, a falta de uma boa incidência da educação faz com que essas pessoas retornem, sejam resgatadas novamente em situação de trabalho escravo.”

Representante estadual destaca a importância da dos direitos humanos na pauta da educação. Foto: cedida
Representante estadual destaca a importância da dos direitos humanos na pauta da educação. Foto: cedida

Maria da Luz frisa ainda que, se não houver investimento em educação, logicamente haverá mais pessoas em situação de trabalho escravo, exploração sexual e enfrentando recortes raciais que muitas vezes se manifestam dentro dos próprios espaços de educação.

“Tem a ver com o sistema prisional também: educação no sistema prisional, educação indígena para populações indígenas, e ainda perpassa não só pelas políticas de direitos humanos, mas também pelas políticas de segurança alimentar, que exigem diálogo com as regionalidades e a preservação das tradições, como no caso das populações indígenas.”

Os participantes são representantes dos Fóruns de EJA dos estados da Região Norte, além de convidados das instituições que integram o Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Freja) em Rondônia, fortalecendo o diálogo regional e o intercâmbio de experiências entre diferentes territórios.

Participam também: Marcelo Menezes Jucá, professor da EJA; Maria de Fátima Miranda de Lima e Denise dos Santos, do CEE/AC (Conselho Estadual de Educação do Acre); Profª Ana Luce Galvão Moreira da Cruz e o suplente Profº José Claudionor Gomes Cordeiro, da Undine (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação); Jessé Dantas de Souza, Isabel Paixão de Souza Albuquerque, Manoel de Jesus de Souza Costa, da SEE (Secretaria de Estado de Educação); e Aldemar dos Santos Maciel.

Eixos de debate

  • Eixo Temático 1: Estratégias prioritárias para o alcance e execução do Pacto pela EJA. Foco: implementação, articulação federativa, monitoramento e acompanhamento das ações do Pacto.

  • Eixo Temático 2: Estratégias prioritárias para o alcance e execução do PNE: consolidando a política de Estado. Foco: metas da EJA no Plano Nacional de Educação, avaliação de avanços e desafios.

  • Eixo Temático 3: Diretrizes Nacionais da EJA. Foco: análise da proposta, implicações para os sistemas de ensino e desafios regionais.

  • Eixo Temático 4: EJA e Educação Profissional e Tecnológica (EJA–EPT). Foco: currículo integrado, experiências existentes, expansão e inovação.

  • Eixo Temático 5: Diversidade e Inclusão na EJA. Foco: estratégias para incluir pessoas excluídas dos diferentes espaços da sociedade, como vítimas de violência, LGBTQIA+, negros, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, povos das águas e florestas, itinerantes, populações do campo, pessoas com deficiência e privadas de liberdade.

The post Acre fortalece políticas de Educação de Jovens e Adultos em encontro regional na Região Norte appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários