Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Saúde do Acre participa de formação do Unicef voltada ao fortalecimento da Atenção Primária

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), agência da Organização das Nações Unidas que atua na proteção dos direitos de crianças e adoles...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
14/11/2025 às 17h00
Saúde do Acre participa de formação do Unicef voltada ao fortalecimento da Atenção Primária
Foto: Reprodução/Secom Acre

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), agência da Organização das Nações Unidas que atua na proteção dos direitos de crianças e adolescentes em todo o mundo, realizou, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a formação “Construindo e Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde para Vacinação, Nutrição e Saúde de Adolescentes”, nesta sexta-feira, 14, em Rio Branco.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A atividade integra o novo ciclo do Selo Unicef, iniciativa global que apoia municípios na implementação de políticas públicas efetivas para garantir o desenvolvimento pleno de meninas e meninos. O encontro é destinado a profissionais comprometidos com a promoção da saúde e o fortalecimento da Atenção Primária no Estado do Acre.

A oficina reúne profissionais de saúde e articuladores do Selo Unicef para apresentação e análise dos resultados do Sistema Comum relacionados à saúde e nutrição no ciclo 2021–2024. O objetivo é discutir indicadores sociais acompanhados pelo Unicef e apoiar os municípios na implementação de melhorias nas áreas de vacinação, nutrição e saúde de adolescentes, fortalecendo o trabalho desenvolvido na Atenção Primária à Saúde.

Nesta edição, participam representantes de 17 dos 22 municípios acreanos que aderiram ao Selo Unicef, além de profissionais do município de Boca do Acre, no Amazonas, que se unem ao grupo na construção de soluções conjuntas para qualificar os indicadores de saúde. A oficina enfatiza temas como cobertura vacinal, vigilância alimentar e nutricional de crianças e adolescentes, e estratégias para reduzir a mortalidade de gestantes adolescentes.

Continua após a publicidade
Anúncio
Para a Sesacre, o alinhamento entre Estado, prefeituras e instituições parceiras é essencial para avançar nos três eixos prioritários. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Para a Sesacre, o alinhamento entre Estado, prefeituras e instituições parceiras é essencial para avançar nos três eixos prioritários. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A formação reforça a importância de fortalecer, de maneira integrada, as ações de imunização, nutrição e saúde de adolescentes nos municípios. Para a Sesacre, o alinhamento entre Estado, prefeituras e instituições parceiras é essencial para avançar nos três eixos prioritários. A proposta é estimular que as equipes se mobilizem e desenvolvam estratégias capazes de ampliar a qualidade da Atenção Primária, garantindo que crianças e adolescentes tenham uma vida mais saudável e protegida.

“Esta formação é fundamental para que possamos avançar nos temas de imunização, nutrição e saúde de adolescentes. Quando Estado, municípios e instituições parceiras se unem, conseguimos fortalecer a Atenção Primária e oferecer mais qualidade de vida, garantindo que nossas crianças e adolescentes cresçam de forma saudável e protegida”, destacou Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Atenção à Saúde.

A oficina contou com a participação do Unicef na condução das análises técnicas. Segundo a equipe da organização, o encontro possibilita avaliar dados, discutir desafios e construir estratégias que contribuam para melhorar os resultados nos municípios.

“Este encontro é uma oportunidade para avaliarmos os indicadores e construirmos, junto aos municípios, estratégias que fortaleçam a Atenção Primária e melhorem os resultados em vacinação, nutrição e saúde de adolescentes. Nosso compromisso é apoiar as equipes na busca por soluções que garantam o desenvolvimento pleno de meninas e meninos”, afirmou Neideana Ribeiro, oficial de Saúde e Nutrição do Unicef em Manaus.

Participam representantes de 17 dos 22 municípios acreanos que aderiram ao Selo Unicef. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Participam representantes de 17 dos 22 municípios acreanos que aderiram ao Selo Unicef. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A programação também contou com a presença de representantes do Sistema de Garantia de Direitos, que reforçaram a necessidade de integração entre políticas públicas para ampliar o cuidado e o acompanhamento das crianças e adolescentes. “A formação reforça a importância de acompanharmos de perto o desenvolvimento das crianças, especialmente na área da nutrição. Para nós, que atuamos na política de atendimento à criança e ao adolescente, o Selo Unicef contribui muito para ampliar o olhar sobre a saúde dos adolescentes. Os municípios precisam entender que esse acompanhamento é essencial para garantir um crescimento saudável”, reforçou Joana Bandeira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Brasileia.

O encontro também abriu espaço para a participação de adolescentes, que compartilharam suas vivências e perspectivas sobre saúde, desenvolvimento e participação social. “Vim do município de Brasileia para participar desses dias de formação, conhecer novas experiências e aprender com outras pessoas. Hoje tive a oportunidade de palestrar e contribuir um pouco também. Como adolescente, acredito que podemos crescer e conquistar nosso espaço; começamos pequenos, mas cada passo faz diferença, e sei que um dia ainda vou chegar mais longe”, destacou Thamirys Gonçalves, 15 anos, palestrante.

The post Saúde do Acre participa de formação do Unicef voltada ao fortalecimento da Atenção Primária appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários