Ação na Urap Maria Barroso celebra o Dia Mundial do Diabetes com serviços gratuitos à comunidade
Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prom...
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
14/11/2025 às 17h00
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC
Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma programação especial na Urap Maria Barroso. O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (14), teve como tema “Diabetes e Bem-Estar!” e reforçou a importância da prevenção, diagnóstico precoce e cuidados contínuos com a saúde, especialmente no que diz respeito ao controle do diabetes.
Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
A ação contou com diversos serviços gratuitos à população, incluindo imunizações, aferição de pressão arterial, exames de glicemia e hemoglobina glicada. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A ação contou com diversos serviços gratuitos à população, incluindo imunizações, aferição de pressão arterial, exames de glicemia e hemoglobina glicada (HbA1c), além de práticas integrativas como auriculoterapia, ventosaterapia e aromaterapia. Os participantes também puderam realizar exames de retinografia, ECG (eletrocardiograma) e consultar dermatologistas, além de participar de atividades físicas, como o aulão aeróbico.
Os participantes também puderam realizar exames de retinografia, ECG (eletrocardiograma) e consultar dermatologistas, além de participar de atividades físicas, como o aulão aeróbico. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Compromisso com a saúde e qualidade de vida
A ação demonstra o compromisso da gestão municipal em promover a saúde e o bem-estar da população, com especial atenção aos grupos de risco, como diabéticos e hipertensos.
Continua após a publicidade
Célio Guimarães, morador do bairro Airton Sena, é acompanhado pela equipe de profisisonais da Urap Maria Barroso desde 2004. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Para Célio Guimarães, morador do bairro Airton Sena, que é acompanhado pela equipe de profisisonais da Urap Maria Barroso desde 2004, a unidade tem sido essencial no controle de sua saúde.
“O que eu digo é: se policiar, controlar a alimentação e entender que a doença tem cura, mas exige disciplina”, asseverou Guimarães. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Eu sou hipertenso e diabético, e desde que fui diagnosticado, recebo apoio constante aqui. A equipe sempre me orientou e fez meu acompanhamento. Hoje, com a medicação do SUS, minha diabetes está controlada”, relatou Célio, que também aconselha a população a manter hábitos saudáveis. “O que eu digo é: se policiar, controlar a alimentação e entender que a doença tem cura, mas exige disciplina”, asseverou Guimarães.
Parcerias e avanços no atendimento
Jhon Wilker, gestor da Urap Maria Barroso, destacou a importância da parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para a realização de exames especializados, como a retinografia e os exames dermatológicos, que ajudam a identificar precocemente problemas relacionados ao diabetes, como lesões na retina e câncer de pele.
Jhon Wilker, gestor da Urap Maria Barroso, destacou a importância da parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para a realização de exames especializados, como a retinografia e os exames dermatológicos. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Esses exames são vitais para a prevenção de complicações. Estamos disponibilizando esses serviços para que os pacientes diabéticos possam ser acompanhados e receberem o tratamento adequado”, explicou.
A importância do diagnóstico precoce
Amanda Zancheta, estudante de medicina da Ufac, destacou a relevância dos exames oferecidos no evento, como o eletrocardiograma e a avaliação da retina, essenciais para o diagnóstico precoce de doenças associadas ao diabetes.
Amanda Zancheta destacou a relevância dos exames oferecidos no evento, como o eletrocardiograma e a avaliação da retina. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“O diabetes pode gerar complicações como doenças cardiovasculares, problemas nos olhos e até câncer de pele. Realizar esses exames é fundamental, principalmente porque muitos pacientes não apresentam sintomas”, afirmou.
“O diabetes pode gerar complicações como doenças cardiovasculares, problemas nos olhos e até câncer de pele”, afirmou Zancheta. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A Urap Maria Barroso, que já atende 180 pessoas com diabetes, está em processo de ampliação da cobertura para mais áreas e assim mais pessoas terão acesso a cuidados de saúde essenciais.
A Urap Maria Barroso, que já atende 180 pessoas com diabetes, está em processo de ampliação da cobertura para mais áreas. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Além dos exames realizados no evento, a Universidade Federal do Acre, tem um núcleo de Saúde que oferece agendamento para exames e consultas através do WhatsApp 68 99201-8390 de segunda a sexta-feira. A estudante de medicina, Amanda também ressaltou que o laudo dos exames sai em até três dias, e que os pacientes são encaminhados para o acompanhamento médico adequado, caso necessário.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.