Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Deputados aprovam doação de imóvel para Figueirópolis D’Oeste implantar novos residenciais

Mensagem do Poder Executivo de Mato Grosso foi articulado pelos deputados para atender as demandas de uma das cidades com alta demanda por moradias...

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
14/11/2025 às 15h56
Deputados aprovam doação de imóvel para Figueirópolis D’Oeste implantar novos residenciais
Foto: ALEXANDRE ALVES ALONSO

Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram em segunda e última votação, duramente sessão ordinária desta quarta-feira (12), o Projeto de Lei 1400/2025 , do Governo do Estado, que “autoriza o Poder Executivo a doar o imóvel que especifica ao município de Figueirópolis d'Oeste”. O imóvel – conforme parágrafo único do artigo 1º do PL 1400/2025 – será destinado para a construção de unidades habitacionais populares.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Esse projeto de Lei se soma ao o Projeto de Lei 1427/2025 , recentemente aprovado que amplia a renda familiar para aqueles que desejarem acessar os programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, aliado ao Ser Família Habitacional do Governo do Estado. Ambos se complementam e ofertam tanto recursos federais como estaduais para garantir o acesso facilitado a uma habitação financiada, mas com valores dentro da realidade e da renda de milhares de famílias em todo Mato Grosso, promovendo Justiça social e dignidade para centenas de milhares de famílias através da propriedade, do seu imóvel.

O artigo 1º cita que “fica o Poder Executivo autorizado a doar ao Município de Figueirópolis d'Oeste/MT bens imóveis localizados no loteamento urbano, denominado como RESIDENCIAL CIDADE ALTA, identificados como área remanescente de 41.204,56m² (quarenta e um mil, duzentos e quatro metros quadrados e cinquenta e seis decímetros quadrados), matrícula n° 4.810 do Cartório do 1º Oficio de Registro de Imóveis da Comarca de Jauru/MT e Lote nº 08 da quadra nº 05, com área de 2.267,83 (dois mil, duzentos e sessenta e sete metros quadrados e oitenta e três decímetros quadrados), matrícula n° 4.812 do Cartório do 1° Oficio de Registro de Imóveis da Comarca de Jauru/MT, na cidade de Figueirópolis d'Oeste/MT”.

O parágrafo único do PL 1400/2025 destaca que “a área destina-se, exclusivamente, à construção de unidades habitacionais populares”. O artigo 2º observa que “ficam vedadas a mudança ou alteração da destinação do imóvel a que se refere o artigo anterior e, também, a alienação do imóvel”.

Continua após a publicidade
Anúncio

Conforme consta no artigo 3º, “a área de que trata o art. 1º foi avaliada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão conforme Laudo de Avaliação, juntado ao Processo Administrativo INTERMAT-PRO-2022/06515”.

Segundo justificativa do governo, a proposta tem como objetivo possibilitar a doação de área de imóvel de domínio do Estado de Mato Grosso para o município de Figueirópolis D'Oeste/MT, destinado à construção de unidades habitacionais populares, o que por si só já se apresenta como interesse público, visto que dará destinação a um imóvel que se encontra abandonado, outrossim dará utilidade ao imóvel para fins de execução de atividade sistêmica do município, gerando melhorias na organização e prestação de serviços públicos”.

O governo cita ainda que “a doação de imóveis públicos encontra-se disciplinada pelo art. 76 da Lei nº 14.133/2021, que, em suma, estabelece como requisitos: a existência de interesse público devidamente justificado e de avaliação prévia; autorização legislativa; e que a doação seja realizada exclusivamente para outro órgão ou entidade da Administração Pública, de qualquer esfera do governo”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários