Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Promoção e fomento à produção de galinha caipira é indicada por presidente

Tendo em vista que Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), ter criado a Rota da Avicultura Caipi...

Redação
Por: Redação Fonte: Câmara de Sorriso - MT
14/11/2025 às 11h16
Promoção e fomento à produção de galinha caipira é indicada por presidente
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

Tendo em vista que Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), ter criado a Rota da Avicultura Caipira, com o objetivo de fomentar a produção e trazer mais visibilidade e sustentabilidade ao setor, o presidente Rodrigo Matterazzi (Republicando) por meio da Indicação Nº 1156/2025 está solicitando a adesão do município ao programas, visando potencializar o desenvolvimento da avicultura caipira local, através da implantação de unidades de beneficiamento, estudos, pesquisas, melhoramento genético e novas tecnologias.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Matterazzi explicou que a avicultura caipira é uma atividade de grande relevância para a agricultura familiar, representando uma fonte de renda complementar, com baixo custo de produção e mercado em expansão. “Além disso, contribui para a segurança alimentar, a fixação do homem no campo e o empoderamento feminino, uma vez que, tradicionalmente, a criação de galinhas caipiras é uma atividade desenvolvida pelas mulheres rurais”, pontuou.

A matéria também sugere que a promoção de palestras e o fornecimento de apoio técnico são fundamentais para o sucesso da atividade. “Instituições como a Emater, Embrapa e o Senar já oferecem assistência técnica, cursos e capacitações sobre manejo, alimentação, sanidade e comercialização de galinhas caipiras. A parceria com estas instituições pode viabilizar a capacitação dos produtores locais, garantindo a qualidade da produção e a sustentabilidade do negócio”, justificou o presidente.

A proposta foi encaminha ao Poder Executivo que avaliará a viabilidade de implantação do projeto.

Continua após a publicidade
Anúncio