
O governo do Acre celebra, em evento paralelo à COP30, em Belém (PA), os 15 anos do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), um marco internacional na valorização de quem protege a floresta e produz de forma sustentável na Amazônia.
O workshop comemorativo, intitulado “Sisa 15 anos: cases de sucesso do Programa Global REDD Early Movers (REM)” foi realizado, nesta quinta-feira, 13, na Casa da Biodiversidade e Clima, da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema).

A iniciativa foi coordenada pelo Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan), por meio da Unidade de Coordenação do Programa REM Acre Fase II.

No painel de abertura, a presidente do IMC, Jaksilande Araújo, apresentou a linha do tempo do Sisa, com os avanços e desafios ao longo dos últimos 15 anos, destacando ainda o processo de atualização do sistema de salvaguardas socioambientais, monitoramento e da repartição de benefícios do ISA Carbono, o REDD+ Jurisdicional do Acre.

Mediado pela consultora regional do Earth Innovation Institute (EII), Elsa Mendoza, o painel contou ainda com a participação do secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; da secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; do chefe da Procuradoria de Meio Ambiente da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE), Rodrigo Neves; e da primeira-secretária para o Desenvolvimento Sustentável e Floresta da Embaixada da Alemanha, Rita Walraf.

O evento contou ainda com homenagens a lideranças da sociedade civil, da governança do Sisa, pesquisadores e autoridades estaduais e internacionais que contribuíram para o fortalecimento do Sisa desde sua criação.
“Estamos alegres de poder celebrar os 15 anos do Sisa com os beneficiários, especialistas e parceiros da Alemanha e Reino Unido. São 15 anos de Sisa e 13 anos de REM, mostrando para o mundo que é possível manter a floresta em pé e gerar renda para quem cuida da nossa biodiversidade, transformando realidades locais e inspirando soluções globais”, destacou a presidente do IMC, Jaksilande Araújo.

O evento contou ainda com homenagens a lideranças da sociedade civil, especialistas, gestores e parceiros internacionais que contribuíram para o fortalecimento do Sisa.

Na sequência, a coordenadora do Programa REM Acre, Marta Azevedo, apresentou o painel dos cases de sucesso do Programa REM Acre, que contou ainda com representantes da Embaixada Britânica e da Alemanha, financiadores da iniciativa no Acre desde 2012.

“É uma alegria muito grande fazer parte desse momento histórico, trazendo, para a COP da implementação, a experiência dos projetos do REM, mostrando resultados na prática. Nosso governo vem realizando a valorização da floresta e das pessoas que nela moram. São mais de 30 projetos financiados pelo REDD+ Jurisdicional no Estado, que têm levado melhoria da qualidade de vida, gerando renda para as pessoas que moram da floresta e sendo referência para o mundo na conservação e na preservação ambiental”, disse Marta.

O workshop Sisa 15 Anos foi uma das agendas mais simbólicas do Acre na COP30, ao reunir os verdadeiros protagonistas da economia florestal — pessoas que transformam políticas públicas em resultados concretos para o clima, a floresta e as comunidades amazônicas.

Criado em 2010, o Sisa é uma política pioneira de governança ambiental que consolidou o Acre como referência mundial em REDD+ jurisdicional (JREDD+), ao instituir o ISA Carbono e firmar cooperação internacional com os governos da Alemanha e do Reino Unido para implementação do Programa REM, primeira inciativa em JREDD+ do mundo. O Sisa foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e parceiros internacionais por unir conservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento sustentável.
The post Na COP30, Acre celebra 15 anos do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais com representantes da Alemanha e Reino Unido appeared first on Noticias do Acre .