
Capacitação promovida pela FVS-RCP fortalece a gestão de imunização e impulsiona ações locais no interior do Amazonas

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP
Com foco no fortalecimento das ações de vacinação nos municípios do interior, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, até esta sexta-feira (14/11), a Capacitação em Gestão de Imunização na Regional de Saúde do Alto Rio Solimões, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A formação reúne coordenadores municipais de imunização para aprimorar estratégias que ampliem a cobertura vacinal e promovam a proteção coletiva no estado.
Além dos profissionais de Tabatinga, o treinamento, que teve início na segunda-feira (10/11), contou com a participação dos coordenadores municipais de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença. Também estavam presentes os coordenadores de imunização dos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs) Vale do Javari e Alto Rio Solimões.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as ações representam um passo estratégico no fortalecimento da gestão da imunização. E demonstram o empenho dos profissionais de saúde em ampliar a cobertura vacinal no estado.
“Nesta nova edição, a Fundação reafirma sua atuação na formação e atualização contínua dos profissionais de saúde, promovendo a educação permanente como eixo fundamental para o fortalecimento das ações de imunização e para o avanço da cobertura vacinal no Amazonas”, destacou
A gerente de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, destaca que a integração, entre os diferentes eixos de gestão, é primordial para ampliar o alcance das capacitações e fortalecer as ações nos municípios mais distantes da capital.
“Estamos presentes em cada território observando suas particularidades, pois isso é preciso ser considerado para que possamos planejar de forma mais precisa cada etapa da vacinação, adequando as estratégias à realidade local. Essa integração é determinante para alcançarmos resultados compartilhados e sustentáveis, refletindo na melhoria contínua das coberturas vacinais em todo o Amazonas”, enfatizou a gerente.
As atividades seguem até o final de dezembro, abrangendo diferentes regiões do estado e contemplando os municípios das Regionais de Saúde. Os treinamentos têm como sedes os municípios de Manaus, Tabatinga, Tefé, Itacoatiara e Parintins, fortalecendo a capacitação técnica em todo o território amazonense.