
Agricultura irrigada no Cerrado. Esse é o tópico de uma palestra no dia 05 de dezembro no Centro de Eventos Ari José Riedi. na oportunidade também será lançada a 3.ª edição da cartilha “Agricultura irrigada no Cerrado: desvendando o caminho para a sustentabilidade” escrito por Lineu Neiva Rodrigues e publicado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O debate será conduzido pelo pesquisador Lineu Neiva Rodrigues.
De acordo com o levantamento de Rodrigues, o Brasil ocupa uma posição estratégica no enfrentamento da fome e da pobreza, especialmente diante da crescente demanda mundial por alimentos. O caminho para superar tais desafios passa, necessariamente, pela capacidade de estabelecer um planejamento estratégico sólido, com metas bem definidas, integração intersetorial e projeções fundamentadas sobre o crescimento das demandas em diferentes setores da economia. No campo da segurança alimentar, o bioma Cerrado destaca-se como uma região de importância geopolítica crescente.
A cartilha pontua ainda que com aproximadamente 204 milhões de hectares, dos quais cerca de 70% apresentam aptidão para a agricultura, o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro em extensão e representa a principal fronteira agrícola do país. Atualmente, responde por mais de 40% da produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, consolidando-se como peça-chave para garantir a segurança alimentar não apenas no Brasil, mas também no cenário global.
Quem é o autor
Com mais de 100 artigos publicados em revistas científicas de alto impacto, 10 livros e 29 capítulos de livros, Lineu Neiva Rodrigues é mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com pós-doutorado em Engenharia de Irrigação e Manejo de Água pela Universidade de Nebraska-Lincoln, EUA. Atualmente, atua como pesquisador em recursos hídricos e irrigação na Embrapa Cerrados.
Além de sua atuação como pesquisador, é orientador nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFV e em Agronomia (Irrigação e Drenagem) da Faculdade de Ciências Agronômicas - Campus de Botucatu. É também diretor de Políticas Públicas da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). Presta consultoria a agências de fomento à pesquisa e revistas científicas renomadas, além de coordenar o grupo de pesquisa Rede Agrohidro, vinculado ao CNPq.
Ao longo de sua carreira, Lineu foi editor associado do Journal of Hydrology: Regional Studies e consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA). Atuou como pesquisador visitante no Imperial College London, no Departamento de Estudos de Terra, Ar e Recursos Hídricos da Universidade da Califórnia-Davis (EUA), e no Departamento de Geoinformática, Hidrologia e Modelagem da Universidade Friedrich-Schiller, na Alemanha.
Texto: Decom/Embrapa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).