Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Em Brasília, SES-AM apresenta experiências inovadoras em gestão de pessoas, na Mostra Nacional do Ministério da Saúde

Evento reúne gestores, pesquisadores e profissionais de todo o país da área de recursos humanos...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
13/11/2025 às 19h12
Em Brasília, SES-AM apresenta experiências inovadoras em gestão de pessoas, na Mostra Nacional do Ministério da Saúde
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Evento reúne gestores, pesquisadores e profissionais de todo o país da área de recursos humanos

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Divulgação /SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apresenta experiências de sucesso em gestão de pessoas, durante a Mostra Nacional em Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho do SUS, que acontece nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/11), em Brasília (DF).

Promovido pelo Ministério da Saúde, o evento reúne gestores, pesquisadores e profissionais de todo o país para compartilhar experiências e metodologias inovadoras que fortalecem a política nacional de valorização dos trabalhadores e aprimoram a gestão dos serviços públicos de saúde.

Continua após a publicidade
Anúncio

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou o fortalecimento da gestão do trabalho e da educação em saúde, com foco na valorização dos profissionais e na qualificação da gestão no território amazônico.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Divulgação /SES-AM

“As iniciativas desenvolvidas por servidores da SES-AM e das secretarias municipais de Manaus, Eirunepé e Careiro da Várzea evidenciam estratégias voltadas à distribuição equitativa e eficiente dos profissionais, especialmente em regiões de difícil acesso e com grandes desafios logísticos”, ressaltou a secretária.

Entre as iniciativas apresentadas, estão os seguintes projetos: “Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde na Atenção Primária do Município de Eirunepé”, que aborda os desafios de gestão em uma região remota do estado; o “Dimensionamento da Força de Trabalho na APS em Careiro da Várzea”, voltado a um município ribeirinho com características populacionais e geográficas singulares; e o “Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde SUS: Aplicação no Distrito de Saúde Oeste de Manaus”, que propõe estratégias de otimização de recursos humanos na capital.

Também foram apresentados dois projetos aplicados em unidades hospitalares da rede estadual na UTI Pipoca do Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste e no Alojamento Conjunto Rio Solimões da Maternidade de Referência Ana Braga, ambos voltados ao aprimoramento das práticas de gestão e da assistência hospitalar.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Divulgação /SES-AM

“Esses projetos representam um avanço importante na consolidação de práticas de gestão baseadas em evidências, que fortalecem o SUS e reconhecem o papel estratégico dos trabalhadores da saúde em todo o território amazonense”, destacou Fabiana Gurgel, diretora da DGTES da SES-AM.

Além de Gurgel, a equipe do Amazonas é composta pelos servidores Ricardo Elias Duarte Rabello, do Núcleo de Economia da Saúde (NES/SEAGA); Camila Cândida Malta Lemos e Francileide Moreira Lima Bindá, da Gerência de Educação na Saúde e Humanização (GESH). Também integraram a comitiva Danielle Moraes Crispim de Menezes, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Fabiano Corrêa Batista, da Escola de Saúde Pública (ESAP/SEMSA).

A participação da comitiva amazonense na Mostra Nacional reafirma o protagonismo do estado na construção de soluções inovadoras e contextualizadas à realidade amazônica, contribuindo para o aprimoramento contínuo da gestão do trabalho em saúde e para a consolidação de um SUS mais eficiente, humano e inclusivo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários