
O cuidado começa antes do nascimento e foi com esse propósito que o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá deu início, nesta quarta-feira, 13, ao 1º Fórum Perinatal, um encontro dedicado à atualização científica e ao fortalecimento das práticas de cuidado com gestantes e recém-nascidos de todo o Vale do Juruá.
Com o tema “Restrição de Crescimento Intrauterino e Desfechos Neonatais do Vale do Juruá”, o evento integra a programação da Semana da Prematuridade e reuniu profissionais da maternidade, estudantes e parceiros da rede de saúde em um espaço de aprendizado, reflexão e troca de experiências.

A coordenadora regional de Saúde do Juruá, Diani Carvalho, destacou que o Fórum Perinatal está alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e à Rede Aline, que propõem estratégias para o enfrentamento dos desafios relacionados à mortalidade materna e infantil no país.
“O Fórum Perinatal faz parte do escopo do Ministério da Saúde, da Rede Aline, e visa estabelecer estratégias para reduzir os indicadores da mortalidade materno-infantil. Nós, do Estado, estamos trazendo esse momento com o intuito de reformular estratégias e debater novos fluxos, para que possamos avançar ainda mais na qualidade da assistência”, enfatizou.

Igle Monte, gerente geral do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, reforçou a importância do evento dentro da Semana da Prematuridade e destacou o significado do Novembro Roxo.
“O Novembro Roxo é muito significativo para nós. Esse fórum é de suma importância, pois os palestrantes são nossos próprios especialistas profissionais que se capacitaram ao longo do ano e hoje compartilham conhecimento com os colegas. O evento é um espaço técnico, criado especialmente para a equipe da maternidade, mas abrimos vagas para estudantes e parceiros da área da saúde, já que também somos campo de estágio. É um momento de atualização e de reafirmação do nosso compromisso com o cuidado e com a vida”, destacou a gerente-geral do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, Igle Monte. Ela pontuou, também, que esta é uma oportunidade de valorizar o trabalho das equipes e fortalecer o compromisso com o aprendizado contínuo.

Com sensibilidade e experiência, a doula e consultora em amamentação Yana Melo compartilhou um testemunho emocionante sobre o papel do acolhimento no enfrentamento da prematuridade algo que ela viveu de perto.
“Os principais desafios estão na falta de conhecimento das gestantes. Como doula, nosso papel é oferecer suporte, preparar e empoderar essas mulheres para viverem o parto de forma mais consciente e confiante. Como mãe de um bebê prematuro, digo às mães que passem por isso para terem paciência, autocontrole e fé. Aqui em Cruzeiro do Sul temos uma equipe excelente. Eu sou prova viva do cuidado e da dedicação de todos. Eles tratam cada bebê com muito carinho, e isso faz toda diferença”, relatou emocionada.
Mais do que um evento científico, o 1º Fórum Perinatal do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá representa a reafirmação de um compromisso que se renova a cada nascimento: garantir cuidado, segurança e amor desde os primeiros instantes de vida.
The post Fórum Perinatal do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá reforça compromisso com a vida e com a qualidade da assistência materno-infantil appeared first on Noticias do Acre .