
Com foco na promoção da saúde física e emocional dos cumpridores de medidas alternativas acompanhados pela Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap), foi realizada, nesta quinta-feira, 13, na sede do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em Rio Branco, uma ação de encerramento dos grupos reflexivos em alusão ao Novembro Azul.

Promovida pelo Iapen, por meio da Ciap, a ação contou com a parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Uninorte, e do juiz de direito titular da Vara Estadual do Juízo das Garantias, Marcos Rafael de Souza,. Na oportunidade, acadêmicos de medicina da Ufac palestraram sobre a saúde do homem, abordando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças.
Também os cumpridores de pena puderam compartilhar aprendizados obtidos durante os encontros. “Eu não conhecia, não sabia o que era um grupo reflexivo, mas hoje eu sei o quanto é importante participar, porque leva a gente a pensar melhor, a refletir sobre nossas ações”, disse um deles.

Segundo a coordenadora da Ciap, Priscila Oliveira, participaram da ação 50 homens que estavam em acompanhamento pela Central e agora encerram o cumprimento de suas medidas judiciais. Ao longo das últimas semanas, eles participaram dos grupos reflexivos compostos por dez encontros semanais, com duração de uma hora e meia cada, em que foram trabalhadas temáticas voltadas a responsabilização, convivência familiar, masculinidade e resolução de conflitos.
“Esse encontro representa mais do que o fim de um ciclo. É a oportunidade de reforçar o compromisso com a transformação pessoal, a responsabilidade e o cuidado integral com a vida”, destacou a coordenadora.
The post Cumpridores de medidas alternativas participam de atividade em alusão ao Novembro Azul appeared first on Noticias do Acre .