Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Mão de obra reeducanda transforma madeira em parquinho para abrigo infantil em Buritis

Ogoverno de Rondônia realizou, na quarta-feira (12), a entrega de um parquinho infantil destinado ao abrigo de crianças e adolescentes de Buritis. ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
13/11/2025 às 13h51
Mão de obra reeducanda transforma madeira em parquinho para abrigo infantil em Buritis
Cinco reeducandos do regime fechado participaram da confecção do parquinho, dentro do Projeto Novo Olhar

Ogoverno de Rondônia realizou, na quarta-feira (12), a entrega de um parquinho infantil destinado ao abrigo de crianças e adolescentes de Buritis. A ação foi executada com madeira doada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com toda a estrutura construída por reeducandos, na marcenaria do Centro de Ressocialização Jonas Ferreti.

A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), contou com a atuação de cinco reeducandos do regime fechado, que confeccionaram toda a estrutura do parquinho na marcenaria da unidade prisional, incentivando a disciplina, a qualificação profissional e a reinserção social.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho desenvolvido pelos reeducandos tem se consolidado como instrumento de transformação social. “Iniciativas como essa evidenciam o potencial transformador do trabalho nas unidades prisionais, que vai além da ressocialização e contribui diretamente para o bem-estar da comunidade”, salientou.

A marcenaria da unidade prisional de Buritis já realizou a entrega de outros três parquinhos como ações sociais em benefício da comunidade local:

  • O primeiro foi instalado na Praça Central do município, em 2023;
  • O segundo, há cerca de 60 dias, destinado à Casa dos Autistas; e
  • O terceiro, entregue no dia 12 de novembro, ao Espaço Recreativo da Casa Acolhedora de Buritis.

O diretor do Centro de Ressocialização Jonas Ferreti, Gilmar Mendes, explicou que o trabalho é realizado através do Projeto Novo Olhar ,e que além desses parquinhos já produzidos, existem mais dois pedidos em andamento. “É gratificante realizar essas entregas, pois promovemos ressocialização e a alegria das crianças.”

Continua após a publicidade
Anúncio

RESSOCIALIZAÇÃO

Os participantes são remunerados por meio de convênio firmado com a Sejus e têm direito à remição de pena pelo trabalho desenvolvido. As atividades seguem as diretrizes da Lei de Execução Penal (LEP) , que prevê a remição de um dia da pena a cada três dias de trabalho.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a ação reflete o trabalho do governo de Rondônia, que investe em meios para a efetiva ressocialização dentro do sistema prisional, com retorno produtivo e benéfico à sociedade.

Fonte
Texto: Laiara Gonçalves sob supervisão de Taiana Mendonça
Fotos: Arquivo Sejus
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários