
Com o intuito de fortalecer competências profissionais, qualificar práticas docentes e ampliar a eficácia das ações de acompanhamento e gestão pedagógica nas escolas que ofertam educação em tempo integral, teve início na quarta-feira (12), o evento “Capacitação para Coordenadores Pedagógicos e Professores Coordenadores de Área das Escolas de Educação Integral”, promovido pelo governo de Rondônia. De iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a capacitação é realizada por meio da Gerência de Educação Integral (GEI), e encerra nesta quinta-feira (13).
A formação conta com a participação de 159 servidores, sendo 19 técnicas da sede da Seduc, 19 técnicas das Superintendências Regionais de Educação, 28 coordenadores pedagógicos, 77 professores coordenadores de área, 16 orientadores educacionais das 22 escolas que ofertam educação integral em tempo integral.

A secretária da Seduc, Albaniza Oliveira, reforçou que a consolidação da educação integral depende do trabalho e investimento continuo no desenvolvimento dos profissionais da rede. “Nenhuma mudança acontece de verdade se o professor e o gestor não tiverem apoio e formação. A Educação Integral em Tempo Integral exige dedicação, planejamento e integração entre todos, e por isso estamos construindo uma rede que aprende junto, cresce junto e entrega resultados cada vez melhores para nossos estudantes”, salientou.
EDUCAÇÃO INTEGRAL
A capacitação é parte integrante de uma série de ações promovidas sistematicamente pela Seduc ao longo de 2025, voltadas ao fortalecimento da política de Educação Integral em Tempo Integral em Rondônia. Essas ações compõem um esforço articulado para implementar e consolidar o Modelo de Gestão e o Modelo Pedagógico nas escolas da rede estadual.
Fonte
Texto: Sabrina Raphaela sob supervisão de Ananda Carvalho
Fotos: Sarah Garcia
Secom - Governo de Rondônia