Governo de RO lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia
Rondônia consolida sua posição como um dos estados mais avançados da Amazônia em sustentabilidadeCom presença marcante na COP30, Rondônia consolida...
Por: RedaçãoFonte: Secom Rondônia
13/11/2025 às 11h53
Plano Futura estabelece 11 pilares estratégicos que orientam as ações de governo para os próximos anos
Rondônia consolida sua posição como um dos estados mais avançados da Amazônia em sustentabilidade
Com presença marcante na COP30, Rondônia consolida sua posição como um dos estados mais avançados da Amazônia em sustentabilidade, destacando-se por suas cadeias produtivas sustentáveis — do café robusta amazônico à piscicultura de espécies nativas.
Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
Conforme reforçado pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, oPlano Futurarepresenta um marco histórico para o estado, evidenciando o papel do estado como exemplo de equilíbrio entre produção e sustentabilidade. “Rondônia chega à COP30 mostrando que é possível crescer com responsabilidade. OPlano Futuraé o símbolo da nossa visão de desenvolvimento sustentável, com foco em inovação, inclusão e proteção da Amazônia. Estamos construindo um legado de prosperidade e equilíbrio para as próximas gerações”, enfatizou.
DESENVOLVIMENTO
O Plano Futura amplia investimentos em ciência, tecnologia e inovação
Entre os projetos de impacto apresentados noPlano Futuraestão:
Continua após a publicidade
ABC+ (Seagri):iniciativa de economia de baixo carbono voltada a produtores agrosilvopastoris.
Auxílio Emergencial Climático (Seas):assistência a famílias atingidas por eventos climáticos extremos, com repasses de até R$ 3 mil.
Capacitação de Brigadistas Florestais (CBMRO):formação de comunidades indígenas para prevenção e combate a incêndios.
Protege (Sedam):monitoramento ambiental com uso de dados geoespaciais.
Recuperar (Sedam):restauração de mais de 1.400 nascentes e matas ciliares nas bacias de Cacoal e Pimenta Bueno.
Rondônia Carbon (Sedec/Sedam):metodologia de sequestro de carbono com geração de créditos e benefícios comunitários.
Sentinela (Setic):integração de tecnologias para monitoramento e resposta a incêndios.
Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental Indígena (SI):mapeamento completo de comunidades indígenas.
Operação Verde Rondônia (CBMRO):prevenção e combate a queimadas com ações educativas e monitoramento contínuo.
AEstratégia Amazônia 2050traz metas sustentabilidade e inovação na Amazônia Legal
Durante a COP30, além do lançamento doPlano Futura, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cumpre uma intensa agenda de compromissos com a participação em painéis e agendas bilaterais como:
Lançamento daEstratégia Amazônia 2050, com metas integradas de sustentabilidade e inovação em conjunto entre os nove estados da Amazônia Legal.
Lançamento doProjeto Ativos Ambientais de Proteção Integral da Amazônia Legal, desenvolvido em parceria com o Consórcio da Amazônia Legal (CAL) e aNatureFinance, para criação de créditos de biodiversidade ancorados em Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).
O painel“Governança Climática Subnacional e Povos da Floresta”, que debate políticas integradas de gestão climática e fortalecer estruturas de governança participativa, que valorizam o conhecimento tradicional e a cooperação técnica como pilares da sustentabilidade.
DE OLHO NO FUTURO
Segundo o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antônio Lagos, a participação de Rondônia na COP30 reforça o compromisso do governo do estado com o futuro da Amazônia. “OPlano Futuraé uma política de estado que projeta Rondônia para o cenário global, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico e proteção dos recursos naturais”, destacou.
Fonte Texto: Andréia Fortini Fotos: Wilton Júnior e Assessoria Consórcio Amazônia Legal Secom - Governo de Rondônia
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.