Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Com indicadores inéditos, Sorriso desponta na atenção materno-infantil com a nova maternidade

O Hospital da Mulher e Maternidade Amor de Mãe celebrou, nesta quarta-feira (12), um marco de 241 novas histórias de vida que ganharam o mundo ness...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
13/11/2025 às 09h49
Com indicadores inéditos, Sorriso desponta na atenção materno-infantil com a nova maternidade
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

O Hospital da Mulher e Maternidade Amor de Mãe celebrou, nesta quarta-feira (12), um marco de 241 novas histórias de vida que ganharam o mundo nesses primeiros três meses de funcionamento. Cada parto realizado simboliza, além do nascimento, o compromisso da equipe em garantir que cada chegada seja acolhida com segurança, cuidado e responsabilidade.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

De acordo com dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, entre 7 de agosto e 12 de novembro de 2025, a unidade realizou 1.548 atendimentos ambulatoriais e 241 partos, sendo um balanço quase idêntico entre os sexos, com 121 meninas e 120 meninos, com a média de 70% do total por parto cesariano.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, os resultados representam a tradução do compromisso da gestão e dedicação de uma equipe multiprofissional completa, que acompanha as famílias a partir da 34ª semana de gestação até o pós-parto.

Jordani enfatiza que a Maternidade tem sido um foco de investimentos de gestão municipal, que aposta em tecnologia, capacitação contínua e, acima de tudo, na humanização do atendimento.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Esses números traduzem vidas que chegaram ao mundo com segurança, mães acolhidas com respeito e profissionais comprometidos com o bem-estar das famílias sorrisenses. A maternidade é motivo de orgulho, pois mostra o quanto o Município tem investido em estrutura, capacitação e humanização do atendimento".

A maternidade já se consolida como um símbolo de cuidado e acolhimento. Por mês, foram registrados 118 nascimentos, mantendo uma média superior a um parto por dia. Nesse período, cada mulher foi acolhida com autonomia e orientação, podendo escolher, junto ao médico, a forma mais segura de dar à luz, seja parto normal (PN) ou cesariana (PC).

A qualidade da assistência começa desde a entrada da paciente na unidade. Nesses primeiros meses, a maternidade realizou mais de 2.000 exames sorológicos, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde para gestantes, incluindo testes para sífilis, HIV, hepatite B e hepatite C.

Outro destaque é o índice de 0% de infecção de sítio cirúrgico em cesarianas — um resultado que reforça a eficácia dos protocolos de segurança e da rígida higienização do centro cirúrgico.

Além disso, foram realizadas 38 laqueaduras em mães que já haviam apresentado toda a documentação necessária, evitando deslocamentos futuros e garantindo o procedimento de forma segura, no mesmo momento do parto.

O compromisso também se estende aos bebês, que passam por uma série de exames essenciais ainda antes da alta hospitalar, assegurando a detecção precoce de possíveis condições de saúde. Entre eles:

Teste da Orelhinha

Teste do Olhinho

Tipagem Sanguínea

Teste do Coraçãozinho — um diferencial da Maternidade, oferecido como um “plus” no cuidado neonatal

Além dos partos, a unidade oferece consultas obstétricas, acompanhamento de gestantes de alto risco e suporte emergencial. O objetivo principal da Secretaria de Saúde é ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera, mantendo o padrão de excelência.

Para garantir a qualidade e a eficácia do serviço, o secretário Dr. Vanio Jordani explicou que o atendimento na Maternidade é regulamentado. O pré-natal segue sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e apenas a partir da 34ª semana a gestante passa a ser acompanhada também na maternidade.

"Nosso objetivo é garantir qualidade técnica e atendimento eficaz. É um fluxo organizado que garante cuidado e tranquilidade a todas as mães, garantindo prioridade às gestantes que fazem o acompanhamento nas UBSs", reforçou o secretário.

A manutenção do serviço é garantida por meio de um convênio com o Instituto de Gestão Hospitalar e Assistência à Saúde do Estado de Mato Grosso (IGHASMAT). O contrato tem vigência até julho de 2026, com um investimento total de R$ 18 milhões previstos para 2025 e 2026.

Jordani ressalta também que olhando para o futuro, o projeto prevê a implantação gradual de uma UTI Neonatal. “Esta evolução fortalecerá ainda mais a rede materno-infantil, com o objetivo de tornar Sorriso uma referência estadual em atenção à mulher e ao recém-nascido”, pontuou.

garantindo que cada chegada ao mundo seja celebrada com segurança, carinho e responsabilidade.

Texto: Janaína Oliveira

Fotos: Ney Douglas

Atenção

Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários