Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Governo e Hospital de Amor firmam parceria para desenvolver projetos voltados à educação, tecnologia e saúde

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou nesta quarta-feira, 12, uma reunião com representa...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
13/11/2025 às 08h39
Governo e Hospital de Amor firmam parceria para desenvolver projetos voltados à educação, tecnologia e saúde
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou nesta quarta-feira, 12, uma reunião com representantes do Hospital de Amor para desenvolver projetos conjuntos voltados à educação, tecnologia e saúde em todo o Acre. A iniciativa prevê a expansão das atividades da Unidade Móvel de Educação Liga de Combate ao Câncer, que atua no estado desde maio deste ano com ações imersivas de prevenção voltadas ao público escolar.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A Unidade Móvel consiste em uma carreta equipada com 10 cápsulas de nanoencolhimento que oferece uma experiência lúdica e gameficada que simula uma jornada dentro da glândula mamária. A ideia é ensinar crianças e adolescentes sobre prevenção primária e secundária a partir da abordagem de temas como hábitos saudáveis, autocuidado, importância das vacinas e a realização de exames preventivos como mamografia, a partir dos 40 anos, e papanicolau, a partir de 25 anos.

O Hospital de Amor também disponibiliza os exames de forma gratuita no Instituto de Prevenção em Rio Branco. De acordo com Keneder Marino, supervisor das Unidades Móveis de Educação, o projeto tem conquistado forte adesão nas unidades de ensino. Para ele, a parceria com a Seict abre perspectivas de ampliar o alcance das ações, já que a aplicação da tecnologia e inovação no momento do ensino ajuda a reter a atenção do público-alvo e proporciona maior engajamento.

Parceria foi firmada durante reunião na sede da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) em Rio Branco. Foto: Emely Azevedo/Seict
Parceria foi firmada durante reunião na sede da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) em Rio Branco. Foto: Emely Azevedo/Seict

“A Unidade Móvel é uma ferramenta imersiva que trabalha educação e saúde de forma lúdica. Queremos fortalecer essa parceria com a Seict para promover projetos que aproximem os jovens da ciência e da prevenção. A proposta é a gente desenvolver algum produto ou novo projeto ligado à carreta. Nosso objetivo é mostrar que qualquer aluno acreano pode trilhar o caminho para ser pesquisador, biomédico ou atuar no Hospital de Amor e ajudar o próximo”.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a parceria fortalece políticas públicas inovadoras voltadas à juventude com estímulo à ciência, cidadania e prevenção. “Queremos integrar a educação tecnológica com as ações de saúde e prevenção que o Hospital de Amor já realiza em todo o país. Isso desperta vocações, leva informação qualificada para as comunidades no estado e conecta nossos jovens a projetos que fortalecem inovação, cidadania e qualidade de vida”.

Desde a chegada ao Acre, em maio, a Unidade Móvel já participou de atividades com escolas municipais e particulares, esteve presente na Expoacre e levou educação preventiva à cidade de Tarauacá. O Hospital de Amor prepara, junto à Seict, novas iniciativas que integrarão tecnologia e educação científica com projetos que permitam que estudantes visitem a carreta como premiação ou até conheçam o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor, em Barretos.

The post Governo e Hospital de Amor firmam parceria para desenvolver projetos voltados à educação, tecnologia e saúde appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários