Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

MPor realiza Market Sounding para venda assistida do Aeroporto do Galeão

Iniciativa reúne potenciais investidores para esclarecer o modelo de venda assistida do Galeão, com leilão previsto para março de 2026

Redação
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
13/11/2025 às 07h32
MPor realiza Market Sounding para venda assistida do Aeroporto do Galeão
Reuniões individuais com potenciais investidores interessados na operação do aeroporto - Foto: Divulgação

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), realiza nos dias 18 e 19 de novembro o Market Sounding da venda assistida do Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. O evento marca uma nova etapa no processo de reestruturação da concessão do terminal, que busca garantir a continuidade dos investimentos, o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e a contínua modernização da infraestrutura aeroportuária. O leilão está previsto para ocorrer em março de 2026, na B3, em São Paulo (SP).

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O Market Sounding consiste em reuniões individuais (“one-on-one”) com potenciais investidores interessados na operação. As conversas terão duração de uma hora e poderão ser realizadas de forma virtual ou presencial, a critério dos participantes. As reuniões presenciais ocorrerão no escritório da Anac, em São Paulo (Rua Renascença, 112, Mezanino, 9º andar, Vila Congonhas), e as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro pelo formulário disponível neste link .

Venda assistida

O leilão de venda assistida das ações da Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro S.A., operadora do Galeão, está previsto para março de 2026, na B3, em São Paulo. O modelo é resultado do processo de solução consensual conduzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por meio da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso).

Continua após a publicidade
Anúncio

Homologado em 4 de junho de 2025, o acordo do TCU possibilitou ajustes contratuais voltados à recomposição do equilíbrio econômico-financeiro da concessão, à melhoria regulatória pela incorporação de cláusulas atualizadas conforme os contratos mais modernos do setor e à viabilização dos investimentos previstos para o aeroporto.

De acordo com o Secretário Nacional de Aviação Civil,Daniel Longo, “A venda assistida do Galeão é um passo importante para consolidar um modelo de concessão moderno, sustentável e eficiente. O diálogo com o mercado é fundamental para assegurar que o processo ocorra de forma transparente e competitiva, com foco na qualidade dos serviços prestados e na continuidade dos investimentos”.

O projeto passou por consulta pública conduzida pela Anac, cujas contribuições da sociedade e de especialistas do setor estão em processo de análise pela Agência. Os documentos licitatórios e informações completas sobre o processo estão disponíveis no site da Anac .

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários