
Em 12 de novembro é comemorado o Dia do Gestor Escolar. Em toda a rede acreana de ensino, são mais de 500 profissionais que, diariamente, enfrentam as mais variadas situações, desde cuidar das questões administrativas, até a parte pedagógica das escolas.
Justino Queiroz, da Escola Reinaldo Pereira, localizada no bairro Rosalinda, em Rio Branco, é um deles. “Ser gestor é um desafio diário: a gente precisa ter a sensibilidade e o compromisso de liderar sonhos e construir pontes que transformam a realidade”, afirma.

Queiroz explica que a comunidade escolar onde atua está localizada em um local de vulnerabilidade social e econômica e que é preciso enfrentar as adversidades. “Além de professores, também somos psicólogos, somos pais, somos mães, então é um desafio gerenciar uma escola, porque fazemos a gestão administrativa, financeira e de pessoas”, enumera.
Quem igualmente aborda as dificuldades de administrar uma unidade escolar é Laézio Santos, gestor da Escola Tancredo de Almeida Neves, localizada no bairro Glória, também na capital acreana. “O primeiro desafio começa quando se vai montar a equipe”, aponta.

“Ser gestor escolar é um desafio incrível, porque você que será o responsável por liderar toda uma equipe, por tomar decisões importantes e por criar um ambiente de aprendizado positivo para os alunos e também para os servidores da escola”, afirma. Para ele, a liderança escolar é o ponto de partida para uma escola viva e participativa.
Para Sandy Guedes, do Colégio Sebastião Pedrosa, localizado na região do Segundo Distrito da cidade, ser gestor “é a base na qual o modelo pedagógico se alicerça para gerar resultados e transformar a intenção e atitudes e ações concretas, além de ter o compromisso de coordenar as diferentes áreas da escola”.

Sandy também ressalta o protagonismo e a formação continuada para se obter a excelência na gestão. “A corresponsabilidade e a replicabilidade são necessárias, para que esses resultados venham a transformar os níveis de ensino na escola”, diz.
“Acredito que, por meio da educação, podemos orientar novos voos para construir e reconstruir uma escola segura, prazerosa e que devolva à sociedade jovens autônomos, solidários, competentes e que busquem a realização profissional em uma sociedade mais justa, para que possam realizar os seus projetos de vida”, avalia. Ela reforça que a formação contínua é o caminho para a excelência e para a construção de resultados duradouros.

Também destaca o papel e a liderança do gestor escolar Ricardo Oliveira, da Escola Madre Hildebranda da Prá, localizada no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco: “O gestor tem por obrigação liderar e articular, com zelo e responsabilidade, todos os envolvidos no processo de aprendizagem”.
E completa: “Ser gestor não é tarefa fácil, nunca foi e nunca será, mas é possível e gratificante, quando focamos em nossos protagonistas, que são os alunos. O gestor é o guardião da esperança e do futuro dos nossos jovens, e tenho plena convicção de que todos os gestores buscam desenvolver um projeto educacional eficiente, com qualidade e equidade”.
The post No Dia do Gestor Escolar, profissionais celebram o compromisso de transformar escolas no Acre. appeared first on Noticias do Acre .