Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Atleta paralímpica acreana participa de treinamento nacional após receber nova prótese da Oficina Ortopédica

“O esporte abre portas e pode nos proporcionar aquilo que sempre sonhamos”. É com essa frase que Letícia Castro, atleta paralímpica acreana, define...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
11/11/2025 às 16h48
Atleta paralímpica acreana participa de treinamento nacional após receber nova prótese da Oficina Ortopédica
Foto: Reprodução/Secom Acre

“O esporte abre portas e pode nos proporcionar aquilo que sempre sonhamos”. É com essa frase que Letícia Castro, atleta paralímpica acreana, define o caminho que vem trilhando após ingressar no parabadminton (badminton adaptado para pessoas com deficiência física) há cerca de um ano. Natural de Rio Branco, Letícia nasceu com uma má-formação na perna e utiliza uma prótese no dia a dia para locomoção e treino. Aos 16 anos, ela descobriu uma forma de se enxergar com mais leveza.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Letícia é atleta de parabadminton, esporte jogado em quadra, com raquetes e uma peteca. Foto: cedida
Letícia é atleta de parabadminton, esporte jogado em quadra, com raquetes e uma peteca. Foto: cedida

“Para nós, pessoas com deficiência, nada é impossível”, complementa a atleta, que esteve, no último fim de semana, em treinamento com outros jovens acreanos no Camping Escolar Paralímpico Regional, em Manaus (AM) , promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Incentivada pelo professor de educação física, ela passou a ver na prática esportiva uma oportunidade de crescimento.

A mãe de Letícia, Maria José Oliveira, relembra os primeiros anos da filha: “Ela nasceu assim, já sem a parte da perna dela. No começo, tinha muita vergonha, não saía de casa, usava só calça comprida. Hoje é diferente. Ela se aceita, usa saia, usa bermuda. E essa é a segunda viagem dela, ano passado ela também foi para São Paulo por meio do esporte. É muito gratificante ver o jeito que ela está evoluindo, interagindo mais com outras pessoas que também possuem alguma deficiência. Mudou tudo na vida dela”.

Com a chegada da sua nova prótese, confeccionada pela Oficina Ortopédica da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), Letícia agora tem mais conforto e segurança para continuar evoluindo no esporte. A agilidade da equipe técnica fez com que ela recebesse o equipamento a tempo de participar do treinamento em Manaus.

Continua após a publicidade
Anúncio
Aos 16 anos, Letícia busca representar o Acre, inspirando outras pessoas com deficiência. Foto: cedida
Aos 16 anos, Letícia busca representar o Acre, inspirando outras pessoas com deficiência. Foto: cedida

“Letícia já estava deixando de treinar porque a prótese antiga machucava muito. Quando fomos à oficina ortopédica, fomos muito bem atendidos. Em poucos dias, ela já estava com a nova prótese pronta e pôde embarcar para o Camping. Isso fez toda a diferença”, contou Shirlei Lessa, da Divisão de Esporte Paralímpico da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer.

Como profissional que trabalha com inclusão, Shirlei diz se sentir muito feliz em poder acompanhar a trajetória de Letícia e dos outros atletas. “É muito gratificante presenciar o desenvolvimento dela, nós víamos que ela tinha potencial mas não conseguia avançar por conta da antiga prótese, que a machucava. Ver ela melhorando a cada dia é fantástico, almejo que ela avance com sucesso e sem dores. Fazer parte dessa história não tem preço”.

Atletas acreanos em avaliações de rendimento no último dia 8. Foto: cedida
Atletas acreanos em avaliações de rendimento no último dia 8. Foto: cedida

Referência em reabilitação no estado

A Oficina Ortopédica da Fundhacre é referência no atendimento de pessoas com deficiência no Acre, oferecendo próteses, órteses e adaptações por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Recentemente, o serviço foi contemplado com novos materiais e insumos , o que permitiu ampliar a capacidade de produção dos materiais e reduzir o tempo de espera dos pacientes.

De acordo com a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, a política de fortalecimento dos serviços especializados é uma prioridade do governo do Acre. “Cada prótese entregue é uma oportunidade a mais de dignidade e inclusão. O Estado tem investido para que histórias como a da Letícia continuem acontecendo e inspirando outras famílias acreanas”, destaca.

Para Letícia, essa contribuição foi decisiva para uma maior autonomia e qualidade de vida. De volta aos treinos, a atleta segue firme em sua meta: representar o Acre e chegar ao topo do pódio. Mas, mais do que isso, ela quer inspirar outras pessoas a acreditarem em si mesmas. “Meu sonho é ser inspiração para outras pessoas com deficiência. Porque com determinação e esforço, podemos chegar muito longe”.

The post Atleta paralímpica acreana participa de treinamento nacional após receber nova prótese da Oficina Ortopédica appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários