
A educação de Lucas do Rio Verde deu um passo importante nesta terça-feira (11) com a visita do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, acompanhado da equipe da Seduc e da Diretoria Regional de Educação DRE de Sinop. Eles foram recebidos pelo prefeito Miguel Vaz, pela secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, pela vereadora Nadir Santana e por profissionais da rede municipal.
A agenda reforçou a parceria sólida entre o Governo do Estado e a Prefeitura e confirmou o avanço das tratativas para que a nova Escola Estadual Vida Nova funcione no modelo de ensino militar Dom Pedro II, sob gestão do Corpo de Bombeiros — um pedido do prefeito e da comunidade local.
A comitiva iniciou a visita pela ampliação da Escola Municipal São Cristóvão, uma obra executada em regime de cooperação entre Estado e Município e que atende estudantes das redes muncipal e estadual. Em seguida, visitou a construção da Escola Estadual Vida Nova, que está na reta final das obras e deve ser entregue em breve.
A unidade terá capacidade para mais de 1.500 estudantes, com 18 salas de aula, quadra poliesportiva, refeitório, laboratórios e biblioteca — um dos espaços educacionais mais completos já construídos no município.
Durante a visita, o secretário Alan Porto destacou a importância da obra e o encaminhamento do novo formato educacional. “É com alegria que visitamos esta notável escola no bairro Vida Nova. Esta colaboração entre o governo estadual e a prefeitura possibilitou a construção desta escola, que beneficiará mais de 1.500 estudantes. A escola conta com 18 salas de aula, toda a infraestrutura necessária e moderna.”
O secretário confirmou o avanço das conversas com a Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros. “Nossa intenção, a apedido do prefeito Miguel, é que a escola funcione em um modelo de ensino militar. Como já existe uma escola Tiradentes em Lucas do Rio Verde, a ideia é transformar a escola em um modelo Dom Pedro II. As conversas estão adiantadas, e este é o nosso planejamento.” Alan Porto também ressaltou o trabalho conjunto com o Município. “Atuamos em regime de parceria, e os maiores beneficiados são nossos estudantes e profissionais da educação.”
O prefeito Miguel Vaz destacou a ampliação da rede e o encaminhamento para o modelo militar na nova unidade. “Celebramos o avanço do nosso pedido para transformar esta unidade escolar em uma escola militar Dom Pedro II, sob a gestão do Corpo de Bombeiros, seguindo um modelo solicitado pela comunidade. A cada dia, nossa parceria com o Governo do Estado se fortalece, com destaque para o empenho do Secretário Alan Porto, em conjunto com o governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta, na valorização da educação. Esta escola do Vida Nova oferece um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado, com excelente infraestrutura, incluindo 18 salas de aula.”
O prefeito, ao lado do secretário, também anunciou outro grande avanço: a construção de uma nova escola estadual no bairro Tessele Júnior, em parceria com a Prefeitura, que deverá seguir o modelo cívico-militar, um Colégio Estadual Integrado (CEI).
“O projeto contará com 24 salas de aula. A expectativa é que o convênio seja firmado em breve, com a participação do Município na aquisição do terreno, um investimento de quase R$ 5 milhões.”

Visita à Escola Municipal São Cristóvão (Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)