
Representado pela secretária de Estado dos Povos Indígenas, Francisca Arara, o governo do Acre segue com as agendas na COP30, em Belém (PA). Nesta terça-feira, 11, o estado esteve presente na apresentação do Termômetro Amazônico: Motion Interativo.

A ferramenta permite o acompanhamento em nível nacional da Amazônia para as metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e os esforços de conservação desde 1985, ano em que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação SOS Mata Atlântica iniciaram oficialmente o monitoramento da cobertura florestal no Brasil.
“O Acre tem orgulho de dizer que mantém 84% de sua cobertura florestal original preservada. Isso é resultado de um esforço coletivo, que envolve políticas públicas, compromisso das nossas comunidades e o trabalho incansável de quem vive e protege a floresta”, disse a secretária.
O lançamento contou com a participação de governadores da Amazônia Legal e demais autoridades ligadas à agenda ambiental.

A gestora falou ainda da satisfação de o estado se unir aos demais da Amazônia Legal em um momento histórico. “Apresentamos juntos ao mundo o Termômetro Amazônico, ferramenta inovadora que mostra, com dados e transparência, a real contribuição da nossa região para o cumprimento das metas climáticas do Brasil e para a conservação da maior floresta tropical do planeta, lembrando que no Acre temos Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental [Cigma], ligado à Sema [Secretaria de Meio Ambiente]. O Termômetro vem para evidenciar o que muitas vezes não é mensurado: o valor da floresta em pé e a importância dela para o nosso meio ambiente”, avaliou.
The post Acre destaca preservação de cobertura florestal em lançamento do Termômetro Amazônico na COP30 appeared first on Noticias do Acre .