
Com objetivo de estimular o aprendizado sobre o uso consciente do dinheiro desde cedo, o governo do Acre realizou, no início desta semana, a premiação da Olimpíada de Educação Financeira, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.
A iniciativa integra o Programa de Educação Financeira na Rede Estadual de Ensino, criado por meio de projeto de lei de autoria do deputado estadual Eduardo Ribeiro. O programa busca levar às salas de aula conceitos práticos sobre planejamento financeiro, poupança, consumo responsável e investimentos, promovendo uma mudança de comportamento e cultura financeira entre crianças e adolescentes.

“O projeto vem sendo executado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação [SEE] e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Branco [CDL], e outros parceiros vêm ajudando para que mais crianças e jovens possam ser alcançados com aulas de educação financeira nas escolas”, ressaltou o deputado.
Nesta edição, mais de 3.200 estudantes de escolas públicas estaduais participaram das etapas da olimpíada, que contou com atividades teóricas e práticas. Ao todo, 540 alunos chegaram à fase final, representando suas escolas em provas e desafios que envolveram desde o controle de gastos até a elaboração de pequenos planos de orçamento pessoal e familiar.

A premiação foi realizada em dinheiro, com R$ 30 mil para o primeiro lugar, 20 mil para o segundo e 10 mil para o terceiro. Além disso, o professor do primeiro lugar recebe 10 mil. As escolas vencedoras também ganharam troféus. Além disso, professores, gestores e alunos foram homenageados pelo empenho e dedicação.
De acordo com o projeto, a proposta é que as escolas desenvolvam atividades didáticas integradas às disciplinas já existentes, como matemática, geografia e sociologia, sem alterar a grade curricular, incentivando o aluno a compreender a importância de utilizar o dinheiro com prudência e responsabilidade.

De acordo com o deputado Eduardo Ribeiro, os dados de endividamento no estado têm aumentado, prejudicando a vida de muitas famílias. “Esse é um passo importante que o governo do Estado está dando, com a implantação da educação financeira. São mais de 280 mil reais em prêmios, é o início de uma mudança de cultura para a nossa população, já que uma família com problemas financeiros tende a ter mais problemas no futuro. Então a gente tem que começar a pensar agora, já no início da educação, para que os nossos jovens no futuro sejam pais conscientes, tenham suas famílias equilibradas financeiramente e possam viver com mais dignidade”, destacou.
Com o sucesso da primeira edição, o governo planeja ampliar a olimpíada para todas as regionais de ensino em 2026, alcançando um número ainda maior de estudantes e efetivando a educação financeira como parte da cultura escolar acreana.
The post Governo realiza premiação da Olimpíada de Educação Financeira appeared first on Noticias do Acre .