Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Ação conjunta reduz casos de dengue em mais de 50% em Porto Velho

Trabalho intenso de prevenção vem gerando resultados positivos

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
11/11/2025 às 10h33
Ação conjunta reduz casos de dengue em mais de 50% em Porto Velho
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

As ações integradas promovidas pela Prefeitura de Porto Velho, aliadas à conscientização da população, vêm apresentando resultados expressivos no combate à dengue e ao vírus Zika. O número de casos e notificações caiu de forma significativa em 2025, refletindo o impacto das medidas de prevenção e do trabalho constante das equipes de saúde.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para se ter uma ideia, em 2024 foram registrados 569 casos confirmados de dengue na capital, enquanto em 2025, até o início deste mês de novembro, o número caiu para 196. As notificações também diminuíram drasticamente, passando de 2.997 para 1.290 até o último mês de outubro, uma redução de mais de 50%.

O mesmo cenário se repete com o vírus Zika: até o momento, foram 4 casos confirmados neste ano, contra 16 em 2024. As notificações passaram de 1.409 em 2024, com redução para 697 até outubro.

De acordo com o biólogo Ricardo Alves de Melo, gerente da Divisão de Pesquisa e Diagnóstico de Zoonoses e Entomologia do município, o resultado é fruto de um trabalho técnico e contínuo das equipes de endemias.

De acordo com o Ricardo Alves, o resultado é fruto de um trabalho técnico e contínuo das equipes de endemias
De acordo com o Ricardo Alves, o resultado é fruto de um trabalho técnico e contínuo das equipes de endemias
“Nosso trabalho envolve pesquisa técnica científica e análise de campo. Esse controle acaba resultando na melhoria do atendimento nas unidades de saúde da capital, uma vez que a redução nos casos de dengue e Zika reflete diretamente na menor procura por serviços básicos e emergenciais”, destacou Melo.

O prefeito Léo Moraes reforçou a importância da participação popular para manter os índices em queda e evitar novos surtos.

“A população é nossa maior parceira nesse trabalho. Se cada um fizer a sua parte, fiscalizando possíveis criadouros, eliminando água parada e seguindo os protocolos de prevenção, continuaremos alcançando resultados cada vez mais positivos”, afirmou o prefeito.

Denúncias ou casos suspeitos de contaminação podem ser informados à Prefeitura por meio do telefone (69) 98473-4794.

Continua após a publicidade
Anúncio

Texto:João Paulo Prudêncio
Fotos:João Paulo Prudêncio

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários