Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Capacitação em comunicação reúne jovens e mulheres em reserva extrativista do Vale do Guaporé

Com o objetivo de fortalecer a governança comunitária e valorizar o protagonismo das populações tradicionais, o governo de Rondônia concluiu na seg...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
11/11/2025 às 09h45
Capacitação em comunicação reúne jovens e mulheres em reserva extrativista do Vale do Guaporé
O treinamento buscou ampliar a visibilidade das ações ambientais e das produções extrativistas, além de incentivar a participação social nas decisões das comunidades

Com o objetivo de fortalecer a governança comunitária e valorizar o protagonismo das populações tradicionais, o governo de Rondônia concluiu na segunda-feira (10), a capacitação “Comunicação e Empoderamento: Transformando as Comunidades da Aguapé”. Realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), entre os dias 8 e 10 de novembro, o curso reuniu jovens e mulheres da Reserva Extrativista do Rio Cautário, promovendo o aprendizado em comunicação comunitária e a formação de multiplicadores locais.

A iniciativa, conduzida pela Assessoria de Comunicação (Ascom), em parceria com a Associação dos Seringueiros do Vale do Guaporé (Aguapé), promoveu 20 horas de atividades práticas voltadas à comunicação digital, produção audiovisual, criação de materiais gráficos e gestão de redes sociais. O treinamento buscou ampliar a visibilidade das ações ambientais e das produções extrativistas, além de incentivar a participação social nas decisões das comunidades. A capacitação reforçou o compromisso do governo de Rondônia com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, valorizando os saberes tradicionais e fortalecendo as redes locais de comunicação no Vale do Guaporé.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa é um marco no fortalecimento das comunidades tradicionais do estado. “A ação vai além de uma simples capacitação técnica; é um investimento nas pessoas que sustentam nossas reservas extrativistas. Fortalecer a comunicação é dar voz a quem cuida da floresta e garantir que o trabalho dessas comunidades seja reconhecido e valorizado”, evidenciou.

O treinamento procurou ampliar a visibilidade das ações ambientais e das produções extrativistas
O treinamento procurou ampliar a visibilidade das ações ambientais e das produções extrativistas

Segundo o chefe de comunicação da Sedam, Adenilson Florentino, a capacitação representa um passo importante para fortalecer a comunicação como ferramenta de sustentabilidade. “A comunicação tem o poder de inspirar mudanças e, neste projeto, ela atua como um meio de valorização das tradições locais e de incentivo à preservação ambiental. Ao aprenderem a produzir seus próprios conteúdos, os participantes passam a divulgar suas histórias e práticas sustentáveis, mostrando o valor de quem vive em harmonia com a floresta”, destacou.

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a iniciativa intensifica o empenho do governo de Rondônia no fortalecimento das políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à comunicação comunitária. “A parceria com a Aguapé representa um passo fundamental para o empoderamento das populações extrativistas e para a consolidação de uma rede de comunicação ambiental integrada e participativa no Vale do Guaporé. Esse é o caminho para promover um modelo de gestão participativo e sustentável, que reconheça o papel essencial das reservas extrativistas na conservação do nosso patrimônio natural”, complementou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para a comunitária Midiã Oliveira, participar da capacitação foi uma experiência transformadora, especialmente por ampliar seus conhecimentos sobre o uso das redes sociais e a produção de conteúdo. Ela ressaltou que as técnicas aprendidas em audiovisual terão impacto direto em seu dia a dia. O presidente da Aguapé, Leomarques Silva Costa, também destacou a relevância da iniciativa que, segundo ele, trouxe novos conhecimentos e fortaleceu o sentimento de união e protagonismo entre os participantes.

Fonte
Texto: Jorge Fernando
Fotos: Arquivo Sedam
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários