
Apresentação destacou obras de Bach, Handel e Vivaldi emocionando o público presente

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Coral do Amazonas, considerado o grupo vocal mais tradicional do Estado, apresentou o concerto “Joias do Barroco” no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na noite de sexta-feira (07/11), reunindo um repertório de obras marcantes dos grandes mestres do período barroco: Johann Sebastian Bach, George Frideric Handel e Antonio Vivaldi. O espetáculo gratuito atraiu um público diversificado e emocionado, que prestigiou cada momento da apresentação.
A programação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reforçando o compromisso de valorizar a produção artística local e tornar a música erudita acessível à população.
O concerto contou com a participação das sopranos Katia Freitas e Tamar Freitas, da mezzo-soprano Samanta Costa, do pianista Hilo Carriel, sob a regência do maestro Fabiano Cardoso.


O maestro Fabiano Cardoso destacou a importância do concerto e o propósito do coral em aproximar o público das riquezas do barroco. “O Coral do Amazonas apresentou esse concerto que foi pensado em mostrar um pouco desse repertório que é muito conhecido. Então nós resolvemos escolher peças de Johann Sebastian Bach, Georg Handel e Vivaldi. Teremos o ‘Glória’ de Vivaldi completo. O Coral do Amazonas tem mais de 60 cantores e canta ópera, música sinfônica, mas também música barroca, e neste caso apresentamos com um grupo menor, com apenas 20 cantores”, afirmou o maestro.
O repertório emocionou o público presente com clássicos como “Glory to God / Hallelujah”, de Handel, e trechos do “Oratório de Natal”, de Bach, encerrando com o aclamado “Glória em Ré Maior, RV 589”, de Vivaldi. A atmosfera do Palácio Rio Negro foi tomada por uma sensação de leveza e contemplação, destacando a beleza da música coral.
Entre os espectadores, a estudante de pedagogia Ana Valença expressou a emoção de participar do concerto: “Eu vi o convite gratuito e achei interessante. Sempre gosto de participar dos concertos que fazem a gente viajar para algo que já aconteceu há muito tempo atrás e contemplar a beleza da música, os detalhes de cada voz, interpretar cada tom. É muito interessante”, afirmou.


O preparador vocal do grupo, Juremir Vieira, explicou que o trabalho para esse concerto foi intenso e específico. “O coral faz ensaio diariamente das 8h30 às 11h30 da manhã. Nos últimos tempos temos preparado exclusivamente o repertório que foi apresentado hoje, que é o ‘Glória’ de Vivaldi, e o ‘Oratório de Natal’ de Bach, que será apresentado no Teatro Amazonas de 20 a 23 de dezembro. A preparação é bem específica, porque o Coral do Amazonas é um coral sinfônico experiente. Para esse repertório, o trabalho precisa ser mais leve, mais detalhado, e muito intensivo”, explicou.
Com o sucesso de “Joias do Barroco”, o Coral do Amazonas reafirma sua importância como símbolo da música erudita no Estado, encantando com técnica, sensibilidade e paixão.