
Uma biblioteca viva, cheia de gente, olhos curiosos, livros passando de mão em mão e muitas perguntas no ar. Esse era o sonho da secretária de Cultura, Marisa Netto. “E que se torna realidade com ações cheias de carinho e cuidado, como o Festival de Versos e Rimas”, pontuou ela ao participar do anúncio dos doze finalistas (confira os nomes abaixo) do Festival. “Tivemos a participação de 70 crianças, foi uma participação expressiva e que nos encheu de orgulho. Foi uma árdua tarefa selecionar apenas 12”, destaca a gestora. Foram avaliados os critérios de originalidade, expressividade, coerência com o tema e participação.
Bibliotecário e apaixonado pela profissão, o secretário-adjunto de Cultura, Francisco Guimarães, falou da emoção de ver tantas crianças juntas na Biblioteca para celebrar a poesia. Para Francisco, o ambiente encheu-se de vida e cor.
Conforme a coordenadora da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Carmem Welter, a emoção e o retorno às lembranças da infância tomaram conta da comissão responsável pela seleção dos versos. “Ficamos felizes com a participação das crianças, das famílias e das escolas que tiraram um tempinho para incentivar as crianças a fazer poesia, ver a beleza que habita nas palavras. Em especial, quero agradecer a Escola Nova Dinâmica que nos surpreendeu com a inscrição de 52 crianças. Desejamos que todas as unidades escolares sigam esse lindo exemplo”, frisa a coordenadora.
Coordenadora das séries iniciais da Nova Dinâmica, Marcí Terezinha Arenhardt Correia, destacou que a escola estava envolvida em vários projetos. “Mas quando vimos a proposta do Festival nos organizamos com carinho para participar. Nossa meta era que pelo menos dois alunos por sala do 1.º ao 5.º ano participassem. Contudo, fomos surpreendidos de forma muito especial pelas crianças com salas em que mais de 10 estudantes criaram seus versos e poemas. Nossa diretora Elaine e as professoras foram grandes incentivadoras desse momento”, explica. Dos 12 finalistas, seis estudam na escola.
Carmem explica que o Festival foi voltado a crianças de 05 a 12 anos que, entre os dias 06 a 27 de outubro, enviaram versinhos com o tema “Ser Criança”. Todos os participantes que foram à final receberam medalhas e livros infantis escritos por autoras locais. Foram entregues “O Clube dos Corajosos”, escrito por Carla Fachin e “As aventuras de Abelita: o mundo pelos olhos de uma abelha e dois meninos”, escrito pela jornalista Claudia Lazarotto em parceria com o filho, Lino Joaquim, de 10 anos.
Confira os finalistas:
VOZES EM VERSOS – Festival de Versos e Rimas
Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
Escola Municipal Vila Bela
João Roberto Gaudino Rodrigues – 8 anos
Bruno Brendo Mendes Almeida – 7 anos
Escola Nova Dinâmica
Arthur Henrique de Moura – 10 anos
Manuella Makus Kmiecik – 9 anos
Sophia dos Santos Heintez – 8 anos
Rebeca Aimê de Carvalho Rodrigues – 9 anos
Stella Becker – 7 anos
Hélvio Borges Franco – 12 anos
Escola Municipal Valter Leite
Marisa Michele Braga de Oliveira – 10 anos
Colégio San Petrus
Benjamin Tamioso de Moraes – 6 anos
Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva
Maria Luiza Nogueira Dorr – 9 anos
Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt
Davi Carrias da Silva – 7 anos
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).