Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Defesa Civil de Porto Velho acompanha Censipam durante elaboração de planos-altimétricos em localidades ribeirinhas

Levantamento possibilita estimar com maior precisão a extensão da área afetada em cada distrito quando o rio atingir determina...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
05/11/2025 às 12h19
Defesa Civil de Porto Velho acompanha Censipam durante elaboração de planos-altimétricos em localidades ribeirinhas
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

Com foco em um monitoramento com maior precisão da elevação do nível das águas do rio Madeira durante o período de cheia, para agir com mais eficiência, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC), acompanhou uma equipe do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) durante o levantamento de planos-altimétricos nos distritos da região ribeirinha.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A atividade consistiu na instalação de equipamentos de GPS de última geração, mantidos em operação por um período médio de duas a três horas para garantir a sincronização com os satélites e, posteriormente, a obtenção de dados precisos de altitude de cada localidade em relação ao nível do mar.

Atividade consistiu na instalação de equipamentos de GPS de última geração
Atividade consistiu na instalação de equipamentos de GPS de última geração
“O procedimento foi executado em diversos pontos de cada distrito, utilizando-se também um segundo equipamento para demarcar e registrar as coordenadas geográficas e as respectivas altitudes. As coletas começaram por São Carlos, seguido de Nazaré, Calama e, por fim, Demarcação. No retorno, realizou-se uma nova medição em São Carlos, a fim de conferir a consistência e precisão dos dados obtidos”, explicou Daniel Maciel, diretor da SMDC.

Ele ressaltou que o levantamento realizado pelo Censipam é de grande relevância para a Defesa Civil, pois fornece informações detalhadas sobre a altimetria (altura) de cada distrito. Durante as atividades, também foram verificadas as réguas fluviométricas existentes em alguns locais, ação que permitirá futuras comparações entre os níveis observados nas réguas e as altitudes aferidas.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Essa correlação possibilitará o monitoramento mais preciso da elevação das águas durante o período de cheia e a identificação da equivalência entre os níveis locais e a régua de referência de Porto Velho”, explicou Daniel Maciel.

COMPORTAMENTO HIDROLÓGICO

Será possível estimar com maior precisão a extensão da área afetada em cada distrito
Será possível estimar com maior precisão a extensão da área afetada em cada distrito
Disse ainda que os dados obtidos subsidiarão a elaboração da mancha de inundação, principal finalidade do estudo, ao permitir a modelagem do comportamento hidrológico do rio diante de diferentes cotas em Porto Velho.

Assim, será possível estimar com maior precisão a extensão da área afetada em cada distrito quando o rio atingir determinadas altitudes, mesmo naqueles que ainda não possuem régua instalada. Dessa forma, o levantamento altimétrico representa um avanço significativo para o planejamento preventivo, o monitoramento de eventos hidrológicos e o aprimoramento das estratégias de resposta da Defesa Civil.

"Esta missão é fundamental para a capacitação dos técnicos municipais, promovendo a troca de experiências e a transferência de conhecimento. Como resultado, teremos a atualização de dados estratégicos e o aprimoramento de informações hidrológicas e geoespaciais. Esses produtos integram a missão do Censipam de informar os órgãos com poder de decisão, sendo cruciais para o monitoramento de eventos extremos e para fornecer subsídios técnicos que embasem o planejamento da Defesa Civil e a criação de políticas públicas voltadas para a prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais", informou Astrea Jordão, assessora técnica do Núcleo de Hidrologia do Censipam.

Texto:SMDC e Augusto Soares
Foto:SMDC

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários