
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), participou na noite de terça-feira, 4, em Rio Branco, de uma reunião com representantes de indústrias acreanas de alimentos. O objetivo foi debater as demandas dos empreendimentos e alinhar ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do setor. O encontro discutiu medidas para ampliar a competitividade das indústrias locais, ampliar o número de exportações, aprimorar processos de incentivo e retomar a campanha Indústria Amiga, que estimula o consumo de produtos fabricados em todo o Acre.
Também foram debatidas as demandas prioritárias, como incentivos fiscais que potencializem as empresas, assessoramento técnico, capacitação, programas de apoio à produção e ampliação de iniciativas estatais, como o Programa de Compras Governamentais de Incentivo às Indústrias do Acre (Comprac) e a Comissão da Política de Incentivo às Atividades Industriais do Acre (Copiai). A agenda também avançou na pauta de comércio exterior, com a meta de ampliar o número de indústrias aptas a exportar e capacitadas a operar no mercado internacional.
“Reafirmamos o compromisso do governo em fortalecer a indústria acreana com ações concretas, diálogo permanente e planejamento estratégico. Ouvimos as demandas, ajustamos prioridades e avançamos na construção de trabalho conjunto para ampliar competitividade, agregar valor aos produtos locais, melhorar processos produtivos e abrir portas para novos mercados. Nosso papel é assegurar condições para que as empresas possam produzir mais, com qualidade, e ganhar escala no mercado local, nacional e internacional”, destacou o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita.

Presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Alimentares do Acre (Sinpal), José Luiz Felício ressaltou a importância da aproximação com o governo. “Foi muito bom ter o secretário na reunião. Ele mais ouviu do que falou, o que mostra sensibilidade e o compromisso. As indústrias expuseram suas necessidades e sugestões, teremos muitos bons avanços. A campanha Indústria Amiga volta com o mesmo propósito: incentivar o consumo de produtos do Acre, garantindo emprego, renda e desenvolvimento. Sem apoio do governo, nenhuma economia se desenvolve”.
Proprietária do tradicional Café Contri, Luciana Mendonça reforçou que a presença do governo por meio da Seict fortalece a agenda do segmento e ajuda a ampliar os esforços institucionais para aumentar o desenvolvimento socioeconômico do estado. “Com a presença do secretário, o Estado reforçou suas ações e compromisso com as indústrias. Apresentamos ações necessárias e retomamos a campanha Indústria Amiga, que foi essencial na pandemia e agora retorna mais estruturada. Essa aproximação é muito importante para a nossa economia”, avaliou.
Já Izanelda Magalhães, da Nãnê Sorvetes Amazônicos, enfatizou que o diálogo foi muito produtivo. Para a empresária, iniciativas como essa são essenciais para gerar resultados positivos que refletirão na vida da população acreana com mais emprego às pessoas. “O sindicato cumpre o papel de intermediar esse diálogo com o governo. Esperamos resultados práticos, especialmente nas compras governamentais. A postura do secretário mostra comprometimento, e esperamos que toda a equipe do governo caminhe junto para ampliar essa boa visão de desenvolvimento”, disse.
The post Governo participa de reunião com indústrias de alimentos e reforça ações para fortalecer o setor appeared first on Noticias do Acre .