
O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realiza, nesta quinta-feira, 6, o 2º Seminário de Conscientização da Atividade Pesqueira no Alto Acre. O evento será realizado no Centro Cultural de Brasileia, às 8h. O foco da atividade são produtores de pescado de Brasileia, e os demais profissionais dos municípios de Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri.

O evento objetiva reforçar a conscientização ambiental sobre o período do defeso – época de reprodução de peixes em que a pesca de algumas espécies é proibida.
O período de defeso se situa entre 15 de novembro de 2025 a 15 de março do ano seguinte. Segundo a Portaria nº48, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de novembro de 2007, a pesca nesse período é proibida, com previsão de detenção, multa e apreensão dos petrechos da pesca (Lei 9.605/1998; Decreto 6.514/2008).
A proibição de pesca no período se refere às seguintes espécies: dourada, surubim-caparari, mapará, jaraqui, pirapitinga, matrinxã, sardinha, aruanã, pacu e piraíba.
O presidente do Imac, André Hassem, reforçou que o período do defeso é um momento essencial para garantir a reprodução das espécies e a sustentabilidade da atividade pesqueira no Acre.
“É quando os peixes estão em fase de desova e precisam desse tempo de proteção para que os estoques pesqueiros se mantenham equilibrados e continuem sendo fonte de alimento e renda para as comunidades ribeirinhas. O 2º Seminário da Pesca no Alto Acre vem justamente fortalecer esse debate, reunindo pescadores, instituições e órgãos ambientais para discutir boas práticas, o cumprimento da legislação e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da pesca”, afirmou.
A chefe da Divisão de Fauna do Imac, Paula Joseany, explicou que a atividade se estenderá aos demais municípios acreanos, já que há a importância de a sensibilização ocorrer em todo o estado.
“O Imac realiza uma ação de conscientização voltada à atividade pesqueira durante o período de defeso. A iniciativa tem como objetivo orientar pescadores e comunidades ribeirinhas sobre a importância da preservação das espécies e do cumprimento da legislação que proíbe a pesca nesse período. Por meio de palestras e distribuição de materiais informativos, o instituto quer reforçar o compromisso com a conservação dos recursos pesqueiros e a sustentabilidade ambiental em todo o estado”, complementou.
Brasileia
Data: 6 de novembro
Local: Centro Cultural Sebastião Dantas, Rua Vitória Salvatierra, 1090.
Horário: 8h
Sena Madureira
Data: 11 de novembro
Local: Escola Municipal Prof. Messias Rodrigues de Souza, Travessa Guilherme, S/N, Pista.
Horário: 8h
Cruzeiro do Sul
Data: 12 de novembro
Local: Centro de Referência em Inovação para Educação (Crie) – Antiga Escola Barão do Rio Branco), Rua Rego Barros, 107, Centro.
Horário: 8h
Feijó
Data: 13 de novembro
Local: Universidade Aberta do Brasil- Coordenação do Polo, TV Edmundo Ribeiro do Carmo, 220, Cidade Nova.
Horário: 8h
Mâncio Lima
Data: 13 de novembro
Local: Sindicato dos Servidores Municipais Manciolimenses (Sindem), Avenida Japiim, 269, Centro.
Horário: 8h
Rodrigues Alves
Data: 14 de novembro
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Avenida Duque de Caxias, 376, Centro.
Horário: 8h
The post Imac realiza 2º Seminário de Conscientização da Atividade Pesqueira no Alto Acre appeared first on Noticias do Acre .