
Com objetivo de promover autocontrole, confiança, disciplina, bem como habilidades de defesa pessoal, o governo de Rondônia promoveu, no dia 30 de outubro, o aulão de jiu-jitsu para servidores da Secretária de Estado da Justiça (Sejus), realizado no Centro de Treinamento da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos, em Porto Velho.
A ação, realizada pela Sejus, por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), tem o objetivo de inserir a arte marcial para aprimoramento da gestão de crise. A meta é, com o treinamento aplicado, diminuir o número de intervenções violentas em momentos de pressão e estresse. A ação foi ministrada pela policial penal Hemily Cristina.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o aulão atua no aprimoramento de técnicas práticas para profissionais e implica em um melhor desempenho dentro do sistema prisional, a fim de prevenir conflitos e crises.
GESTÃO DE CRISE E O USO DO JIU-JITSU
A prática relativa a arte marcial exerce, além da parte técnica da luta, gestões emocionais e controle de ações que ajudam os profissionais do sistema prisional à gerenciar suas emoções em momentos de crise e ansiedade.
O treinamento, de ordem física e mental, que o jiu-jitsu oferece, ajudam policiais a reduzirem o uso excessivo de força, reduzindo o número dessas intervenções em momentos de crise.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou que investimentos em treinamentos para os profissionais do sistema prisional são de suma importância para um melhor desempenho, gerando, além de ganhos técnicos, um aprimoramento da ordem mental e psicológica.
Fonte
Texto: Allen Tavares sob supervisão de Taiana Mendonça
Fotos: Cleiton Aragão
Secom - Governo de Rondônia