Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Semana do Técnico Agrícola intensifica inscrições de cursos voltados para o agro, que estão abertas até 10 de novembro

AII Semana do Técnico Agrícola que o governo de Rondônia realiza, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep)...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
04/11/2025 às 11h36
Semana do Técnico Agrícola intensifica inscrições de cursos voltados para o agro, que estão abertas até 10 de novembro
Durante o evento, alunos de escolas de vários municípios participam das atividades que incluem palestras, mesas redondas, oficinas, além da apresentação do resultado dos estágios

AII Semana do Técnico Agrícola que o governo de Rondônia realiza, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), de 3 a 7 de novembro, na unidade executora da instituição de ensino em Pimenta Bueno, o Centro Técnico de Educação Rural – Centec Abaitará, tem intensificado as inscrições dos cursos técnicos de nível médio voltados para o agronegócio, que estão abertas até a próxima segunda-feira (10). Todas as informações do processo seletivo estão disponibilizadas no link.

Durante o evento, alunos de escolas de vários municípios participam das atividades que incluem palestras, mesas redondas, oficinas, além da apresentação do resultado dos estágios que se constituem na atividade de conclusão de curso dos estudantes do Abaitará que estão prestes a se formar em 2025. Quem tem interesse em estudar no Abaitará a partir 2026, é orientado no local como pode concorrer a uma das 175 vagas distribuídas nos seguintes cursos:

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
  • Técnico em Agropecuária
  • Técnico em Zootecnia
  • Técnico em Agronegócio
  • Técnico em Agroecologia
  • Técnico em Administração

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a expansão do ensino profissionalizante no estado assegura a jovens da zona urbana e rural a oportunidade de crescerem profissionalmente. “Estudantes que concluem um curso técnico são convidados por empresas para ocuparem postos de trabalho, demostrando a importância dessa modalidade educacional para o desenvolvimento socioeconômico”, salientou.

VITRINE AGRÍCOLA

Solenidade de abertura reuniu autoridades, parceiros e representantes da comunidade escolar
Solenidade de abertura reuniu autoridades, parceiros e representantes da comunidade escolar

Na solenidade de abertura da Semana do Técnico Agrícola realizada na segunda-feira (3), na quadra poliesportiva do Centec Abaitará, a aluna do Curso Técnico em Agropecuária, Elaine Moreira, ocupou a mesa de honra representando os demais estudantes dos cursos técnicos e fez uma saudação em tom de motivação para quem quer ingressar no ensino profissionalizante. “E tudo o que fizerem, façam de todo o coração”, incentivou a estudante que mora em Nova Estrela, distrito de Rolim de Moura.

Continua após a publicidade
Anúncio

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, define como uma vitrine a Semana do Técnico Agrícola, porque embora tenha como foco celebrar a importância desse profissional, oportuniza ao público conhecer a relevância da qualificação da mão de obra para o agronegócio. “Nossos alunos são formados para seguir as tendências do mercado de trabalho. Caminhamos para a automação no agronegócio com o uso de tecnologias para otimizar processos agrícolas, pecuários e florestais, sempre priorizando a sustentabilidade”, destacou.

Algumas tendências de cursos técnicos voltados ao agronegócio:

  • Agricultura Digital e de Precisão
  • Gestão e Empreendedorismo
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Biotecnologia e Inovação Genética
  • Automação e Mecanização
  • Cadeias Produtivas Específicas
  • Logística e Comercialização

Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários