
Um momento para lembrar e reconhecer aqueles que construíram o maior evento escolar do interior do Amazonas. Assim foi a abertura do 40º Jogos Escolares de Parintins (JEP’s 2025), realizado na noite desta segunda-feira, 03, na Arena Olímpica Rubens dos Santos. A solenidade reuniu nomes importantes na construção histórica dessa disputa que hoje reúne mais de 2.600 alunos/atletas.
A celebração do esporte escolar também serviu de homenagem e agradecimentos. Em imagens, luzes e palavras, a coordenação dos jogos prestou merecido reconhecimento a nomes como Ray Viana, Zequinha Pimentel, Valdete Prestes Pimentel, Mauro Mendes, Carlos Meireles, Bena Mafra, Socorro Barros e tantos outros educadores e desportistas que deram os primeiros saltos, corridas, chutes e arremessos que edificaram esse patrimônio parintinense que é os Jogos Escolares de Parintins.
Símbolo do esporte e da união, a tocha olímpica passou pelas mãos da história. Em vídeo, os homenageados, em frente às escolas que atuavam, reafirmaram seu trabalho e legado. O momento causou comoção e aplausos incontidos de carinho e agradecimento. Sentada, abraçada pela bandeira e alunos da Escola GM3, a professora Maria José (Mazé) chorou ao receber a homenagem. Marejados, os olhos de colegas de profissão e alunos/atletas compartilharam a emoção.
História e saudade
A história foi contada pelos próprios fundadores e aplaudida pelo público emocionado. “Tudo começou em 76, dada a experiência que tivemos de primeiros jogos do interior do Amazonas. Com isso, os professores de Educação Física, através da coordenação, na época, pelo Ray Viana, em contato com Manaus, conseguiu reunir com os professores e fazermos, no mês de outubro do ano de 1981, os primeiros Jogos Escolares de Parintins. Cinco escolas fizeram parte dos primeiros jogos: Colégio do Carmo, Estadual (Álvaro Maia), Brandão de Amorim, Batista e São José Operário”, conta o professor Zequinha Pimentel, que tem história no handebol escolar parintinense.
Parceira de tantas edições de jogos e esposa de Zequinha, a professora Valdete Pimentel, lembrou que tudo começou bem antes da oficialização do evento e que alguns anos não foi realizado. “Os jogos estudantis foram reconhecidos através da Lei número 8/81, através do vereador da época, José Barros. Então, não são 40 anos, são 44 anos, dois anos não aconteceram, então, hoje são 42 anos. E aí nós estamos para continuar sempre firmes e dando o apoio necessário, porque vale muito você viver no esporte e levar essa juventude a amar e ter o gosto pelo que realmente você vive no dia a dia”, conta nostálgica.
Além dos dois anos que não aconteceram no passado, a pandemia da Covid-19 também impossibilitou dois anos de realização, fazendo com que essa de 2025 seja a 40ª edição. O professor Mauro Mendes, um dos antigos coordenadores dos jogos e muito conhecido no desporto escolar, parabenizou a continuidade do evento.
“Eu vejo com muita alegria esse momento. Fazia muito tempo que eu não participava mais de um evento como esse. Mas, graças a Deus, tem professores que estão dando continuidade ao trabalho que a gente começou. Foi um momento marcante, que a gente alavancou novamente os jogos escolares. Agora, vem a terceira geração, que é a geração dos alunos que formaram nas universidades particulares, na UEA, na UFAM, que estão aí dando seguimento nesse trabalho. Então, eu fiquei muito emocionado e feliz por essa continuação”, disse ele, após ser muito aplaudido pelo público.
Ray Viana foi um dos grandes idealizadores e que, de fato, organizou os Jogos Escolares de Parintins no final da década de 70, quando pegou o regulamento dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) e adaptou para Parintins. Emocionado, ele comemorou a grandiosidade que o JEP’s tem atualmente e pediu para que nunca deixem acabar.
“O que paga um professor não é o salário que ele recebe, mas sim, o reconhecimento do serviço que ele prestou. É importantíssimo você ver um ex-aluno seu galgar uns degraus, como é no caso o Mateus (prefeito). Que nossos jogos continuem com esse apoio, continuem com toda essa liberdade. Isso é muito importante. Parabéns à Prefeitura de Parintins por esse incentivo”, finalizou agradecido.
Texto: Eldiney Alcântara – SECOM
Fotos: Sidney Simas – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)