Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Padaria Municipal reabre as portas em novo endereço

“Que este seja um espaço de acolhimento e transformação social”, afirmou a secretária de Assistência Social de Sorriso, Daniela Marsola Stel, duran...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
04/11/2025 às 10h48
Padaria Municipal reabre as portas em novo endereço
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

“Que este seja um espaço de acolhimento e transformação social”, afirmou a secretária de Assistência Social de Sorriso, Daniela Marsola Stel, durante a reinauguração da Padaria Municipal e abertura oficial da Padaria Artesanal, em Sorriso, programa nacional voltado à geração de renda, reforço nutricional e protagonismo das famílias, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A partir de hoje (4 de novembro), o cheirinho de pão fresco, salgados, bolos e outras delícias vai passar a inundar a Avenida Tancredo Neves, n.º 1742, novo endereço da Padaria Municipal, bem perto da Prefeitura.

O novo local está proporcionando mais espaço para a equipe que, semanalmente, prepara mais de 5 mil lanches, que abastecem os quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), as três unidades de abrigo a crianças e mulheres, bem como os projetos sociais Bombeiros do Futuro e Luz do Amanhã.

O novo endereço também vai permitir o início dos cursos de panificação “sem complicação”, base das receitas do programa federal “Padaria Artesanal”. O foco principal do projeto, liderado diretamente pela segunda-dama, Lu Alckmin, é incentivar a formalização de negócios e a geração de emprego e renda, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social. O programa é alicerçado pelo Sistema S, em especial o Senai e o Sebrae.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para a mudança de endereço, adaptação do prédio e aquisição de mobiliário e equipamentos, foram investidos cerca de R$ 320 mil. “Já estamos com o calendário aberto para que instituições sociais agendem cursos, não apenas de Sorriso, bem como de toda a região”, antecipa Daniela, lembrando que Sorriso é o primeiro município de Mato Grosso a aderir à iniciativa.

Nutricionista e responsável técnica pela Padaria Municipal, Jamille Foléis Serpa, lembra que o conceito central do programa é justamente facilitar o processo de produção de pães. “A produção é feita com ingredientes simples, sem a utilização de equipamentos sofisticados, permitindo, não apenas o reforço nutricional das famílias, como uma renda extra”.

Basicamente, no curso, são ensinadas dez receitas de pães produzidos de forma artesanal, com ingredientes naturais, livre de conservantes, de baixo custo de produção, alto valor comercial e com alto valor nutricional.

“Quando Dona Lu veio aqui, fiquei muito impressionada pelo Programa, fomos conhecer o programa e sabemos o quanto esta iniciativa vai ajudar a devolver a autonomia para muitas pessoas, inclusive mulheres que foram vítimas de violência e são atendidas em nossas unidades”, afirmou a secretária da Mulher e da Família, e primeira-dama de Sorriso, Mara Fernandes.

O vice-prefeito Acacio Ambrosini também destacou a importância da estrutura. “Estamos focando em um trabalho que entregue resultados, estamos dando continuidade e ampliando uma estrutura que já existia no Município que permitirá o fomento do protagonismo, da geração da renda extra para nossas famílias”, destacou o gestor.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes do Executivo, do Legislativo, Sebrae e Senai, dado que a iniciativa foi articulada entre vários parceiros. “Só temos a agradecer todo o trabalho que foi realizado para que chegássemos a este momento, e, mais uma vez, reforço a importância de somarmos esforços pelo desenvolvimento de Sorriso sempre pensando, principalmente, no bem-estar da nossa gente”, afirmou o prefeito Alei Fernandes.

  • Texto: Nádia Mastella

    Fotos: Reginaldo de Souza

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários