
Campanha de imunização inicia primeiro no estado por conta da estação chuvosa que aumenta incidência de gripes e doenças respiratórias

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM
A campanha estadual de vacinação contra a influenza (gripe) começou mais cedo no Amazonas. A partir desta segunda-feira (3/01), as salas de vacinação da capital e interior estão oferecendo o imunizante para o público prioritário da campanha, que segue até o dia 28 de fevereiro de 2026. A meta é imunizar mais de 1,8 milhão de amazonenses.
A antecipação da campanha de vacinação contra a gripe é resultado da articulação entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de proteger a população no período de maior circulação de vírus respiratórios, característico do chamado inverno amazônico, que acontece entre novembro e maio.
“Essa foi uma medida preventiva imprescindível, um olhar diferenciado para o nosso estado, por conta da nossa sazonalidade do inverno amazônico, que costuma começar em novembro. As vacinas já chegaram e foram distribuídas aos 62 municípios. Quanto maior a cobertura vacinal, menor será o número de internações e complicações causadas pela gripe”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
O “Dia D” de mobilização será realizado no dia 29 de novembro, com intensificação das ações de vacinação em todos os municípios do Amazonas. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, sempre que possível, o cartão de vacinação ou comprovante de pertencimento ao grupo prioritário.

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM
Grupos prioritários
Devem se vacinar as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, profissionais da saúde e da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores dos transportes coletivos, portuários e dos Correios, além de pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas e trabalhadores do sistema prisional.
Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a vacina está disponível em mais de 170 salas. O endereço das salas de vacinação e pontos de atendimento em Manaus estão disponíveis no site bit.ly/salasvacina da SEMSA. No interior, as salas de vacinação estão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e outros serviços definidos pelas prefeituras locais.
Distribuição e logística
O Amazonas recebeu 796 mil doses enviadas pelo MS, distribuídas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) a todos os 62 municípios do estado. As vacinas já foram entregues às secretarias municipais de saúde, que são responsáveis pela execução local da imunização. A estratégia inclui a oferta das doses nas salas de vacina de UBS e em pontos especiais de vacinação, definidos pelas prefeituras.