
O olhar curioso das crianças, o sorriso memorável dos idosos e o orgulho do artista parintinense se encontram, ultimamente, na Casa da Cultura Mestre Jair Mendes e Complexo Cultural Professora Alzira Saunier. O anseio pelo acesso à cultura é expresso através de mais de 2 mil visitas realizadas ao espaço, em menos de duas semanas após ser inaugurada no dia 18 de outubro. O espaço ganhou vida e proposito na gestão do prefeito Mateus Assayag e vice-prefeita Vanessa Gonçalves.
Localizada na Avenida Nações Unidas, próxima ao Bombódromo a Casa da Cultura Mestre Jair Mendes conta com salas de exposições, pinacoteca, sala de literatura, salão de eventos, auditório, camarins, banheiros, salas administrativas, setor audiovisual e áreas externas para atividades culturais.
"O espaço reúne uma diversidade cultural gigantesca e poder ver os artistas, a população parintinense e os turistas usufruindo desse espaço que é fundamental para construção histórica, artística e social de Parintins me deixa muito feliz", expressa o prefeito Mateus Assayag.
A secretária de cultura e economia criativa de Parintins, Rozenilce Santos, diz que o espaço tem cumprido seu papel cultural e social. "A Casa da Cultura tem nos surpreendido bastante, e nesses dez primeiros dias de atividade, conforme a orientação do prefeito Mateus Assayag, tem sido um ambiente agregador e acolhedor para população, sobretudo para os fazedores de cultura, onde também é um espaço que movimenta a renda dos nossos artistas", afirma.
Valorização Cultural e Artística
Para o artista indígena Levi Gama, um dos fundadores do Estúdio Buruti Artes e Quadrinhos de Parintins, que comemorou na sexta-feira (31), na Casa da Cultura, os 7 anos de fundação do coletivo, expressou sua felicidade por Parintins ter um espaço em que todas as manifestações culturais podem se encontrar.
"Ter um espaço como a Casa da Cultura é algo muito importante para toda a sociedade parintinense. É um presente que várias gerações já estavam esperando, inclusive a minha geração. Então, está sendo um presente muito grande e a gente participar de toda essa comunidade simboliza ainda mais esse presente, porque ter um lugar que contempla várias outras manifestações culturais é, com certeza, um privilégio", comemora Levi.
"Esse espaço é para as pessoas se aproximarem da arte no sentido não só de embelezamento, mas de entender a arte como algo que vai além da beleza. Então, com certeza esse espaço é super importante e necessário que a população abrace, cuide, preserve esse lugar, porque com certeza é sonho concretizado", enfatiza a artista Rafa Pimentel.
Ao visitar a casa da cultura pela primeira vez, o parintinense Juan Carvalho se impressiona com a grandiosidade e diversidade cultural presente nos diferentes espaços artísticos e expositivos. "É um sentimento de gratidão por estar vendo um espaço desses que dá oportunidade pra artistas que às vezes não tem tanta visibilidade na cidade, sendo fundamental pra disseminar a arte e estilos diferentes", comenta.
A Casa Cultura funciona nos horários de 8h às 19h de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados de 15h as 20h. A entrada é gratuita.
Texto: Jailson Amazonas – SECOM
Fotos: Sidney Simas e Junior Preto - SECOM
E-mail: [email protected] 
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)