
Omunicípio de Ouro Preto do Oeste sediou, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o II Encontro de Examinadores de Trânsito, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). Cerca de 50 servidores participaram do evento que teve como principal objetivo a padronização dos procedimentos de avaliação dos condutores, além do alinhamento de propostas para melhorias do Manual de Exames Práticos, conforme a Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997 ).
Mais do que alterações no manual, o encontro buscou também um olhar mais humanizado com a saúde mental e bem-estar dos examinadores. Por isso, além de discutir a legislação de trânsito, o evento abordou, em forma de palestras e dinâmicas, aspectos psicológicos, saúde mental, autocuidado, inteligência emocional, ética, comunicação assertiva e postura profissional. Simulações práticas e discussões sobre o papel do examinador na formação de condutores conscientes e responsáveis também foram debatidos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, eventos como este reforçam que a capacitação não é apenas uma exigência técnica, mas um ato de responsabilidade com o cidadão. “Um serviço público de qualidade começa com pessoas preparadas, comprometidas e conscientes da importância do seu papel, e o governo do estado tem investido continuamente na formação e valorização dos servidores”, ressaltou.
PREPARAÇÃO E CAPACITAÇÃO
Durante dois dias de atividades, o encontro promoveu análises de resultados obtidos após a implementação do novo manual, buscando identificar áreas de melhoria e estratégias para aumentar a taxa de aprovação; revisou o Manual de Exames Teóricos e Práticos, fundamental para a realização de avaliações veiculares, com foco na padronização na aplicação dos exames, e assegurando que todos os candidatos sejam avaliados de maneira justa e consistente.
Segundo o diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha, “o Detran Rondônia tem trabalhado de forma constante para aprimorar seus serviços e atender aos anseios da população com eficiência, respeito e qualidade. Esse compromisso passa, necessariamente, pela valorização e capacitação dos nossos servidores”.
PROPOSTAS E MELHORIAS
O encontro de examinadores é um exemplo desse investimento, que contemplou as 11 comissões do Detran-RO, incluindo profissionais de todas as regiões do estado. Ao longo de 2025, durante eventos voltados aos instrutores de trânsito, propostas para melhorar o fluxo de trabalho foram apresentadas e debatidas no evento em Ouro Preto do Oeste.
O coordenador de Formação de Condutores do Detran-RO, Carlos Nascimento, explicou que os examinadores têm papel essencial no processo de formação dos condutores, pois são eles que vão avaliar se o aluno está preparado para assumir a direção de um veículo e transitar de forma segura no trânsito. “O Detran trabalha para garantir a qualidade da formação dos novos condutores, e para que estejam, de fato, preparados e habilitados para enfrentar o nosso trânsito.”
A presidente de uma das Comissões Examinadoras, Lisiandre Nogueira, destacou que os encontros e capacitações são importantes para a padronização das metodologias de avaliação dos novos alunos. “Ou seja, o modo de examinar em Porto Velho será o mesmo das demais cidades do estado, e isso é muito importante para que não haja divergência. Quando há uma padronização, aumenta a segurança dos examinadores sobre o que deve e não deve ser cobrado durante as avaliações.”
Fonte
Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Luciane Gonçalves
Secom - Governo de Rondônia