
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), executou um amplo plano de atuação em Vigilância em Saúde para garantir a segurança sanitária e o bem-estar do público durante o show internacional da banda Guns N’ Roses, realizado nesta sexta-feira (31), na Arena Pantanal. O evento reuniu mais de 45 mil pessoas, vindas do interior de Mato Grosso e de diversos estados brasileiros.
Coordenado pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA), o plano foi estruturado em três etapas, pré-evento, durante e pós-evento, e contou com o envolvimento de diferentes setores da gestão municipal. A ação teve como objetivo assegurar a proteção à saúde da população e o controle de possíveis riscos sanitários em um evento de grande porte.
Durante a fase pré-evento, as equipes da Vigilância Sanitária realizaram inspeções na Arena Pantanal, avaliando os serviços de saúde (postos médicos e ambulâncias), as empresas fornecedoras de alimentos e as condições de saneamento básico, como o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e o manejo de resíduos. A equipe também visitou hotéis da capital, repassando orientações sobre prevenção de doenças e agravos de importância para a saúde pública, como intoxicação por metanol, sarampo, doenças diarreicas e meningite.
No dia do evento, equipes técnicas do Grupo de Trabalho (GT) acompanharam, em tempo real, o funcionamento da estrutura montada para o show, atuando de forma imediata em caso de intercorrências. Já no pós-evento, será realizado o monitoramento epidemiológico por um período de 30 dias, com o objetivo de identificar possíveis impactos à saúde da população.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou que o plano é resultado de um trabalho conjunto e preventivo.
“Grandes eventos exigem uma atuação integrada. Nosso foco é garantir que o público possa aproveitar o espetáculo com segurança, sabendo que há uma estrutura preparada antes, durante e depois do evento. Além disso, reforçamos a importância de a população manter suas vacinas em dia, especialmente neste momento de alerta para o sarampo”, afirmou Carmona.
Além da Vigilância em Saúde, a Secretaria Adjunta de Atenção Secundária esteve de prontidão com a equipe da UPA Verdão (Oeste), que funcionou como unidade de suporte para atendimentos de urgência e emergência. A unidade contou com leito de estabilização, sala de medicação, leitos de enfermaria e quatro ambulâncias de prontidão para garantir agilidade e eficiência no atendimento à população.