Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Dia do Técnico Agrícola é celebrado com vasta programação, em Pimenta Bueno

ODia do Técnico Agrícola é 5 de novembro. Para celebrar a data comemorativa, o governo de Rondônia realiza, por meio da unidade executora do Instit...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
03/11/2025 às 09h01
Dia do Técnico Agrícola é celebrado com vasta programação, em Pimenta Bueno
Estudantes de cursos técnicos vivenciam experiências no campo para chegarem preparados ao mercado de trabalho

ODia do Técnico Agrícola é 5 de novembro. Para celebrar a data comemorativa, o governo de Rondônia realiza, por meio da unidade executora do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em Pimenta Bueno, o Centro Técnico de Educação Rural (Centec Abaitará), a II Semana do Técnico Agrícola, cuja programação começa nesta segunda-feira (3), e termina na próxima sexta-feira (7).

A II Semana do Técnico Agrícola tem como objetivo o fortalecimento da formação profissional e cidadã dos estudantes do Centec Abaitára, que se habilitam para atuarem em suas diversas áreas e oportunidades, a partir de uma formação integral com trocas de experiências e saberes, além de ações de integração, entre profissionais, instituições, empresas, futuros técnicos e a comunidade.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

CURSOS OFERTADOS

  • Técnico em Agronegócio
  • Técnico em Zootecnia
  • Técnico em Agropecuária
  • Técnico em Agroecologia

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação da mão de obra em ocupações do agronegócio é fundamental porque fortalece o principal setor da economia rondoniense. “Com os avanços do agro na região, quanto mais trabalhadores qualificados no segmento econômico, mais investimentos serão atraídos”, evidenciou.

SUSTENTABILIDADE

Continua após a publicidade
Anúncio

Essa valorização de quem atua no campo motiva as novas gerações a semearem um futuro profissional na área. No 3º ano do Curso Técnico em Zootecnia, Eloísa Ferreira da Silva, 17 anos, está entusiasmada com a profissão que vai seguir. “Minha expectativa para a nossa Semana do Técnico Agrícola é que possamos compartilhar o máximo de conhecimento possível com todos que nos visitam neste grande evento”, prevê a estudante, que mora em São Felipe d’Oeste.

Entre os temas apresentados a quem vai atuar no agro está o desenvolvimento sustentável
Entre os temas apresentados a quem vai atuar no agro está o desenvolvimento sustentável

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a Semana do Técnico Agrícola 2025 tem como foco a discussão de práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis para reforçar o compromisso do ensino técnico com a preservação ambiental.

“A sustentabilidade e a inovação devem andar de mãos dadas, daí a importância de se adotar tecnologias voltadas ao fortalecimento da agricultura regional sempre buscando o uso racional dos recursos naturais”, destacou, ressaltando a importância de se formar os técnicos agrícolas para contribuir com o desenvolvimento sustentável.

Principais funções do técnico agrícola

  • Planejamento e gestão

Planejar e organizar a produção agropecuária, definir orçamentos, analisar viabilidade econômica e gerenciar a propriedade rural.

  • Produção vegetal

Preparar o solo, realizar o plantio, orientar sobre o manejo integrado de pragas e doenças, e supervisionar a colheita e a pós-colheita.

  • Produção animal

Atuar no manejo de rebanhos, incluindo alimentação, monitoramento da saúde, vacinação e controle sanitário.

  • Tecnologia e inovação

Orientar sobre o uso de tecnologias, maquinário e equipamentos de proteção individual (EPI), e aplicar técnicas para o melhoramento genético de animais.

  • Assistência técnica

Oferecer suporte técnico e assessoria a produtores rurais para a adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis.

  • Comercialização

Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para a distribuição e comercialização de produtos agropecuários.

  • Documentação

Elaborar laudos, perícias, pareceres e relatórios técnicos.

Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários