
ODia do Técnico Agrícola é 5 de novembro. Para celebrar a data comemorativa, o governo de Rondônia realiza, por meio da unidade executora do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em Pimenta Bueno, o Centro Técnico de Educação Rural (Centec Abaitará), a II Semana do Técnico Agrícola, cuja programação começa nesta segunda-feira (3), e termina na próxima sexta-feira (7).
A II Semana do Técnico Agrícola tem como objetivo o fortalecimento da formação profissional e cidadã dos estudantes do Centec Abaitára, que se habilitam para atuarem em suas diversas áreas e oportunidades, a partir de uma formação integral com trocas de experiências e saberes, além de ações de integração, entre profissionais, instituições, empresas, futuros técnicos e a comunidade.
CURSOS OFERTADOS
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação da mão de obra em ocupações do agronegócio é fundamental porque fortalece o principal setor da economia rondoniense. “Com os avanços do agro na região, quanto mais trabalhadores qualificados no segmento econômico, mais investimentos serão atraídos”, evidenciou.
SUSTENTABILIDADE
Essa valorização de quem atua no campo motiva as novas gerações a semearem um futuro profissional na área. No 3º ano do Curso Técnico em Zootecnia, Eloísa Ferreira da Silva, 17 anos, está entusiasmada com a profissão que vai seguir. “Minha expectativa para a nossa Semana do Técnico Agrícola é que possamos compartilhar o máximo de conhecimento possível com todos que nos visitam neste grande evento”, prevê a estudante, que mora em São Felipe d’Oeste.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a Semana do Técnico Agrícola 2025 tem como foco a discussão de práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis para reforçar o compromisso do ensino técnico com a preservação ambiental.
“A sustentabilidade e a inovação devem andar de mãos dadas, daí a importância de se adotar tecnologias voltadas ao fortalecimento da agricultura regional sempre buscando o uso racional dos recursos naturais”, destacou, ressaltando a importância de se formar os técnicos agrícolas para contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Principais funções do técnico agrícola
Planejar e organizar a produção agropecuária, definir orçamentos, analisar viabilidade econômica e gerenciar a propriedade rural.
Preparar o solo, realizar o plantio, orientar sobre o manejo integrado de pragas e doenças, e supervisionar a colheita e a pós-colheita.
Atuar no manejo de rebanhos, incluindo alimentação, monitoramento da saúde, vacinação e controle sanitário.
Orientar sobre o uso de tecnologias, maquinário e equipamentos de proteção individual (EPI), e aplicar técnicas para o melhoramento genético de animais.
Oferecer suporte técnico e assessoria a produtores rurais para a adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis.
Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para a distribuição e comercialização de produtos agropecuários.
Elaborar laudos, perícias, pareceres e relatórios técnicos.
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia