Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Organizado pela Prefeitura de Parintins, Cemitério São José recebe população para Alumiação neste domingo

Ouvir Notícia Um momento de reconexão espiritual, fé, orações, reverência à memória e homenagens aos entes queridos falecidos. Assim é marcado o Di...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
02/11/2025 às 17h06
Organizado pela Prefeitura de Parintins, Cemitério São José recebe população para Alumiação neste domingo
Foto: Sidney Simas
Ouvir Notícia

Um momento de reconexão espiritual, fé, orações, reverência à memória e homenagens aos entes queridos falecidos. Assim é marcado o Dia de Finados no Cemitério Municipal São José, preparado pela Prefeitura de Parintins para receber as famílias neste domingo, 02 de novembro. São esperadas entre 25 e 30 mil pessoas para a 'alumiação', o rito de iluminação com velas, com maior movimento aguardado para o final da tarde e o início da noite. 

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Pontos de água gelada dão suporte ao público durante a visitação ao longo do dia, diante do clima quente. A tradição de acender velas, fazer orações e colocar flores nas sepulturas, no Dia de Finados, é designada de 'Alumiação', um neologismo parintinense. Logo cedo, às 6h, a Paróquia da Catedral de Nossa Senhora do Carmo realizou missa na Capela da Ressurreição, onde estão sepultados os missionários e padres dos 70 anos da Diocese de Parintins.

Inaugurado oficialmente em 1936, o Cemitério Municipal São José abriga mais de 70 mil sepulturas. Na entrada principal, atrás da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, ou pela Rua Clarindo Chaves, vendedores ambulantes aquecem a economia com a comercialização de maços de velas, arranjos de flores, água mineral e alimentos. Trabalhadores informais também aproveitaram a ocasião para oferecer serviços em geral, como pinturas de sepulturas e colocação de areia, entre outros.

Na barraca de Dona Neide Carvalho, uma homenagem especial chamou a atenção: dois vasos com flores para o túmulo do artista plástico Juarez Lima, junto com sua esposa Irlani Cruz. "Em primeiro lugar, eu agradeço a Deus por estar aqui e fico feliz em fazer parte [deste momento], com esses dois vasos lindos para nossos amigos, irmãos de coração, de fé. É muita honra fazer isso com muito carinho e amor para essas pessoas que dedicaram a vida ao Caprichoso. Eles se foram, mas a história deles continua aqui conosco", declarou Neide Carvalho.

Continua após a publicidade
Anúncio

O administrador do cemitério, Wendel Oliveira Maia, afirmou que a organização para o Dia de Finados começou ainda no final do mês de setembro, com total atenção do prefeito Mateus Assayag. "Passamos todo o mês de outubro trabalhando em podas de árvores, recapeamento da calçada (acesso principal), iluminação, capina, [e] a parte de areia. Todos os mínimos detalhes para que chegasse hoje e o cemitério estivesse preparado para receber a população", enfatizou.

O trabalho da Prefeitura de Parintins no Dia de Finados tem o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes (EMTT), da Guarda Municipal, entre secretarias. "É uma equipe muito grande para fazer acontecer o Dia 02 de Novembro. É um feriado muito importante para Parintins velar os entes queridos. Desde a segunda quinzena de outubro, o cemitério já recebe um público considerável, e nesta semana, mais ainda. O cemitério está todo limpo, com pontos de água gelada e iluminação", afirmou o administrador.

Celebrações e Significados
O Vigário da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, Padre Arilton Cascais, informou que o Dia de Finados tem diversas celebrações na Diocese de Parintins. "Tivemos a missa das 6h na Capela da Ressurreição no Cemitério, no São Benedito às 8h, na Catedral às 9h e às 19h. Você que ainda não rezou pelo seu falecido, venha conosco participar à noite", convidou.

O padre explicou o significado de cada símbolo do Dia de Finados, de acordo com a fé católica:

Velas: São a presença de Jesus Cristo ressuscitado.
Guirlandas: Simbolizam o eterno, a própria vida em Deus.
Flores: Sinalizam a alegria de participar da vida divina.
Mausoléus: A casa recebida de Deus para a morada eterna.
"Assim como em Adão, todos morrem em Cristo. Todos ressuscitam. Então, a fé na ressurreição está justamente nessa certeza de que Deus em Jesus Cristo salvou toda a humanidade do poder do pecado, da morte. Todos aqueles que morrem em Cristo também participarão da eternidade. Na verdade, também a gente entende que a nossa vida é um dom de Deus e que ela tem um fim um dia", descreveu Padre Arilton.

Texto: Gerlean Brasil 
Fotos: Sidney Simas - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários