
Determinada a sanar de uma vez por todas os problemas crônicos de alagamentos, que há anos causam prejuízos e transtornos para a população, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), intensifica os trabalhos de melhorias na infraestrutura da cidade com o objetivo de proporcionar tranquilidade aos moradores.
Seguindo o planejamento estratégico idealizado pela equipe técnica do prefeito Léo Moraes, homens e máquinas trabalham na desobstrução de bocas de lobo, limpeza de ruas e de canais, construção, reconstrução e ampliação da rede de drenagem para dar maior vazão às águas pluviais e evitar que elas fiquem represadas no período chuvoso.
“Esse é um compromisso que fizemos com a população da nossa cidade e já estamos cumprindo. Estamos trabalhando nesse propósito desde os primeiros dias da nossa gestão. É inadmissível que problemas crônicos, como é o caso dos alagamentos, entre outros, se arrastem por décadas sem que haja uma solução. Com muito trabalho e respeito pelos recursos públicos, nós já estamos vencendo”, disse o prefeito Léo Moraes.
INTERVENÇÕES
.jpg)
“Realizamos serviços de limpeza das bocas de lobo, construção e desobstrução da rede de drenagem. Nosso objetivo é eliminar esse grave problema ocasionado pela precária infraestrutura de longos anos”, ressaltou Thiago Cantanhede, titular da Seinfra.
Ele acrescentou que foi preciso construir uma rede de drenagem auxiliar no local e instalar novas manilhas, além de realizar a limpeza em toda a região. Com isso, a água da chuva vai escoar rapidamente e as casas não serão afetadas.
RECURSOS DO PAC
%20(1).jpg)
“Porto Velho sempre alagou porque a cidade cresceu, mas esqueceram da drenagem. Já melhoramos muito, com limpeza, novas manilhas, ecobueiros e outras soluções. Mas sabe o que resolve de verdade? A macrodrenagem. Pela primeira vez, Porto Velho vai ter. Conseguimos R$ 200 milhões do PAC para reforçar o trabalho contra os alagamentos. Um passo gigante para enfrentar um problema histórico”, firmou o prefeito Léo Moraes.
AMADOR DOS REIS
.jpeg)
Foi necessário a troca de 12 manilhas que estavam danificadas e represavam a água, substituindo-as por manilhas de diâmetro maior (400 milímetros). A equipe também desobstruiu quatro bocas de lobo, com o auxílio do caminhão “tatuzão” e executou serviços de limpeza em todo trecho. Com isso, o sistema de drenagem vai comportar o volume de água e evitar que residências e comércios sejam novamente afetados.
(1).jpeg)
O secretário Thiago Cantanhede solicita que as pessoas não joguem lixo na rua e muito menos carcaças de moveis, eletrodomésticos e peças de veículos nos canais, entre outros. Esse material entope o sistema de drenagem e causa grandes transtornos e prejuízos para a população em geral.
Ele também pede que os munícipes denunciem quem faz descarte irregular de lixos e entulhos. Basta ligar ou enviar mensagens para o número (69) 98473-2922 ou pelo e-mail dpu.semusb@portovelho.ro.gov.br.
Texto:Augusto Soares
Fotos:José Carlos/ Eduardo Freitas/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)