
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), vem ampliando as ações do projeto Juntos Pela Paz na Escola, ação que integra o programa Escola Segura. O objetivo é fortalecer a construção de um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e livre de violências.

Nesta fase, as atividades estão sendo implementadas nas escolas Dr. Mário de Oliveira, Edilson Façanha e José Rodrigues Leite. A chefe da divisão do Programa Escola Segura, Alyne Brandão, explica que as atividades são planejadas “com base em demandas identificadas durante visitas técnicas realizadas em conjunto pelos departamentos de Segurança Escolar, de Formação e Assistência Estudantil e de Gestão de Redes”. Além disso, as ações contam ainda com o apoio da Polícia Militar, Ministério Público do Acre e Conselho Tutelar.
Por meio de rodas de conversa, oficinas temáticas, palestras e as chamadas práticas restaurativas, as equipes atenderam 230 estudantes abordando temas como indisciplina, bullying, cyberbullying, racismo, homofobia, prevenção à gravidez na adolescência e evasão escolar.

Segundo Milla Almeida, chefe do departamento de Segurança Escolar da SEE, a previsão é que o programa seja ampliado para outras escolas da rede em 2026. “O programa Juntos Pela Paz na Escola, com suas ações planejadas de forma integrada com os parceiros institucionais, garantem respostas mais efetivas às demandas das escolas. Ele representa um esforço coletivo para transformar a convivência escolar em um espaço de respeito, empatia e responsabilidade compartilhada”, afirma.
The post Governo intensifica ações do programa Juntos Pela Paz na Escola appeared first on Noticias do Acre .