Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Provas do SAEB começam a ser aplicadas em Cuiabá

Mais de 7 mil estudantes de Cuiabá matriculados no 2º, 5º e 9º do ensino fundamental iniciam nesta quarta-feira (29) a participação nas provas do S...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
29/10/2025 às 15h32
Provas do SAEB começam a ser aplicadas em Cuiabá
Crédito: Emanoele Daiane

Mais de 7 mil estudantes de Cuiabá matriculados no 2º, 5º e 9º do ensino fundamental iniciam nesta quarta-feira (29) a participação nas provas do SAEB (Sistema de Avaliação de Educação Básica). As avaliações serão aplicadas até o dia 7 de novembro na rede escolar.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

No período matutino e vespertino desta quarta-feira (29), as provas foram aplicadas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 12 de outubro, localizada no bairro Itamaraty.

Na quinta-feira (30), será a vez dos estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Irmã Maria Betty De Souza Pires, localizada no bairro Novo Mato Grosso.

Compostas por 40 questões divididas em Língua Portuguesa e Matemática, o caderno de prova aplicado aos estudantes é produzido pelo Ministério da Educação (MEC).

Continua após a publicidade
Anúncio

Também são aplicados questionários contextuais a estudantes, professores e diretores. Os resultados do Saeb ajudam a compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que compara o desempenho das redes em todo o País

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Contamos com a participação dos estudantes, professores, diretores, coordenadores e famílias. É o momento que estudantes e profissionais da educação mostram seus domínios de conhecimento para colocar Cuiabá como destaque na aprendizagem. Trabalhamos a cada dia para ter uma escola cada vez melhor para todos”, afirma o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

#PraCegoVer

A foto ilustra estudantes da rede pública dentro de uma sala de aula. Todos estão sentados em cadeiras e apoiados em mesas de cor branca com detalhes azuis. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários