Prefeitura de Rio Branco realiza manutenção nos cemitérios da capital para Dia de Finados
A Prefeitura de Rio Branco intensificou, nos últimos dias, os trabalhos de manutenção e limpeza nos cemitérios da capital, em preparação para o Dia...
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
28/10/2025 às 18h00
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC
A Prefeitura de Rio Branco intensificou, nos últimos dias, os trabalhos de manutenção e limpeza nos cemitérios da capital, em preparação para o Dia de Finados, celebrado no próximo sábado (2). No Cemitério Jardim da Saudade, uma força-tarefa reuniu, nesta terça-feira (28), cerca de 70 trabalhadores, entre roçadores, garis e operadores de máquinas.
Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
Os serviços incluem roçagem, rastelagem, poda de árvores, capinagem, retirada de entulhos e reparos estruturais. A Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) também participa da ação, realizando trabalhos de tapa-buracos nas vias internas do cemitério.
De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Clebisson de Deus, o objetivo é garantir que os espaços estejam em perfeitas condições para receber o público.
“O objetivo é garantir que os espaços estejam em perfeitas condições para receber o público”, disse Clebisson. (Foto: Luiz Cordeiro/Secom)
“A Prefeitura de Rio Branco, todo ano, faz a manutenção dos cemitérios, que é onde estão os entes queridos das pessoas. E hoje, para receber o Dia de Finados, estamos com uma estrutura de 70 pessoas, entre roçadores, garis e maquinários, para deixar o cemitério acessível aos seus frequentadores”, destacou o coordenador.
Continua após a publicidade
Entre os cemitérios que recebem atenção especial está o da Cruz Milagrosa, localizado no km 7 da Rodovia Transacreana (AC-90). O local é um dos mais visitados pela devoção popular e atrai fiéis de várias partes do Acre, que buscam proteção, cura e agradecem por graças alcançadas.
“Estamos realizando pintura e reparos em alvenaria na escadaria para garantir melhor acesso à população”, ressaltou Aléssio. (Foto: Luiz Cordeiro/Secom)
A tradição teve início na década de 1940, quando um seringueiro chamado Artur morreu de sede sob uma cajazeira e foi sepultado no local. Uma cruz foi colocada para marcar o túmulo, originando o nome Cruz Milagrosa. Hoje, o espaço abriga uma pequena capela com a cruz e o túmulo do seringueiro, mantendo viva a fé e a história da comunidade acreana.
Segundo o encarregado de reforma, Aléssio Azevedo, os trabalhos estão em fase final. “Estamos realizando pintura e reparos em alvenaria na escadaria para garantir melhor acesso à população que vem visitar seus entes queridos no Dia de Finados”, ressaltou.
A previsão é que até esta quarta-feira (29) todos os serviços sejam concluídos, deixando os cemitérios prontos para receber os visitantes com conforto e segurança.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.