
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Centro Universitário Uninorte, realiza nesta semana o 1º Congresso Acreano de Análises Clínicas. O evento, que começou nesta quinta-feira, 23, se encerra nesta sexta-feira, 24, com transmissão ao vivo promovida pela Secretaria de Estado de Comunicação , é voltado à atualização científica e ao fortalecimento do papel dos profissionais da área no diagnóstico e na assistência em saúde.

A programação iniciou na quinta-feira, 23, com workshops pré-congresso no Laboratório do Centro Universitário Uninorte, abordando temas como automação em microbiologia e controle de qualidade laboratorial. À noite, o evento foi oficialmente aberto com palestras no auditório principal, reunindo estudantes, professores e profissionais da rede pública e privada.
Durante a solenidade, o destaque ficou para a palestra do Dr. Paulo Merísio, que discutiu O poder do hemograma nas leucemias, seguida da exposição do Dr. Thiago Nascimento sobre O biomédico no estudo do câncer, temas que reforçam a importância das análises clínicas na detecção precoce e no acompanhamento de doenças graves.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, enfatizou a importância da união de esforços para a realização do evento. “A união desses palestrantes convidados de outros estados, trazendo o que há de mais novo na parte técnica e científica voltada para as análises clínicas, visam fortalecer não só os profissionais atuantes no setor público, mas também no setor privado, os gestores, os acadêmicos e, enfim, os pesquisadores de uma forma geral. Então, para a gente, é um prazer estar prestigiando esse evento, um evento que reúne mais de 600 convidados e que seja o primeiro de muitos dos eventos que ainda virão”, afirmou o secretário.
Já a biomédica Aglanair Pascoal, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico da Sesacre, e uma das organizadoras do evento, reforçou que a qualificação dos profissionais será essencial para melhoria na capacidade de diagnóstico contribuindo, portanto, na melhoria de tratamentos.
![“[Com o evento] vamos ter muita evolução nos nossos diagnósticos dentro do estado do Acre”, afirmou Aglanair Pascoal. Foto: Tiago Araújo/Sesacre](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/congresso-analises-clinicas-6-1024x683.jpg)
Juliano Cavalcante, pró-reitor Acadêmico da Uninorte, exaltou a importância da parceria público-privada entre Sesacre e Uninorte. “É um evento que nós fazemos com todo carinho, trazendo palestrantes de fora do nosso Acre, para engrandecer não apenas os nossos acadêmicos, mas a saúde como um todo do estado do Acre. Então esse evento é de extrema importância, e é o primeiro Congresso de Análises Clínicas, mas já saibam que, no ano que vem, nós vamos repetir o evento ainda mais grandioso do que está sendo hoje. E a gente vê a parceria da Uninorte junto com a Sesacre, o governo junto com uma faculdade, que está preparando muitos profissionais da saúde para o nosso estado, para atender o nosso estado. A parceria com a Secretaria de Saúde é fundamental”, afirmou.

A participante Brenda Machado, atual gerente de Assistência do Labratório Central (Lacen) do Acre, destacou a alegria pela realização do evento. “Eu estou muito feliz com esse congresso. Até parabenizei a organização aqui porque, para a gente, eu falando como biomédica, é muito importante essa visibilidade. Os médicos estão atuando, mas nos bastidores eles precisam dos nossos resultados. E isso é muito importante, esse movimento por completo, de trazer profissionais, de trazer palestras importantes, como o que a gente está tendo aqui. Estou muito feliz e é muito importante a gente ter essa quantidade de pessoas, porque foi assim o primeiro Congresso de Análises Clínicas do estado”, disse.
Nesta sexta-feira, 24, a programação segue com minicursos práticos e palestras técnicas, entre elas a da Dra. Vanessa Monteiro, que apresentará os avanços na Automação laboratorial da coagulação, e do Dr. Samer Sorato, que trará uma reflexão sobre os desafios do processo pré-analítico e os cuidados com amostras biológicas em pacientes críticos.
O congresso, coordenado pelos cursos de Biomedicina e Farmácia da Uninorte, com apoio da Sesacre, representa um espaço de troca de experiências e valorização da ciência, reforçando o compromisso do Estado com a qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente dos diagnósticos laboratoriais.
The post Governo e Uninorte realizam 1º Congresso Acreano de Análises Clínicas com mais de 600 participantes appeared first on Noticias do Acre .