
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Fórum Empresarial do Acre, realiza na próxima segunda-feira, 27, o Workshop Regularização Ambiental em Foco, das 14h às 17h, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac).
O principal destaque da Sema no evento será a apresentação da Plataforma Selo Verde Acre, uma ferramenta digital inovadora voltada à transparência, monitoramento e regularização ambiental de imóveis rurais.
A plataforma é fruto de parceria com o Centro de Inteligência Territorial (CIT) e o Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do Programa Al Invest Verde. A Sema atua de forma integrada, disponibilizando bases de dados e contribuindo com análises técnicas que orientam o cruzamento e o processamento das informações.

O trabalho conjunto permite gerar diagnósticos confiáveis e reúne dados ambientais, fundiários, socioeconômicos e imagens de satélite de alta resolução.
O secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou a importância da ferramenta e o compromisso do governo em oferecer soluções que apoiem o desenvolvimento sustentável.

“É um grande passo que estamos dando. Sabemos que o desenvolvimento não é um atrapalho para conservação ambiental e vice-versa. São ações que andam em conjunto e a gente precisa cada vez mais fomentar o desenvolvimento sustentável para que o Estado continue nesse caminho de desenvolvimento, mas também respeitando as normas ambientais.”
No workshop, o diretor do Centro de Inteligência Territorial (CTI) e pesquisador do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG, Felipe Nunes, fará a apresentação técnica da plataforma para produtores, empresários, agricultores e representantes de instituições públicas e privadas.

O evento conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae/AC), da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), da UFMG e do CTI.
O presidente do Fórum Empresarial do Acre e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, destacou que vários estados já aderiram ao Selo Verde por ser uma ferramenta facilitadora na resolução dos passivos ambientais das propriedades rurais.

“Convido os produtores que tenham interesse nesse tema, acho que é um tema super atual e que traz muita preocupação hoje para a maioria dos produtores. Será uma oportunidade da gente conhecer como a ferramenta funciona e se há interesse dos produtores em aderir.”
A programação inclui ainda debates sobre os avanços do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e das compensações ambientais, além de uma mesa-redonda com o presidente da Faeac, Assuero Veronez, o deputado federal Zé Adriano e o secretário Leonardo Carvalho, com mediação de Felipe Nunes.

“É um momento importante para discutirmos os embargos ambientais e a plataforma do Selo Verde. Espero fazermos um bom debate para sairmos com encaminhamentos e soluções para os problemas aqui no nosso estado”, afirma o presidente da Fieac, José Adriano.
The post Governo avança na transparência ambiental com lançamento da Plataforma Selo Verde no Fórum Empresarial do Acre appeared first on Noticias do Acre .